Itamaraty avalia medidas para garantir segurança de brasileiros após ataques

Fontes informaram ao T1 que a orientação é que fiquem juntos e sigam orientações do comitê

Crédito: Reprodução/Redes Sociais

O governo brasileiro, por meio do Itamaraty, monitora a situação e avalia medidas para garantir a segurança dos brasileiros que estão na Venezuela, após os recentes ataques em Caracas. A informação foi confirmada por familiares que mantêm contato com a embaixada brasileira no país vizinho.

 

Enquanto um plano de retirada é definido, a orientação oficial é que os brasileiros se concentrem em áreas seguras fora da capital. De acordo com relatos, um grupo de aproximadamente 20 estudantes, incluindo brasileiros, já está em deslocamento de Caracas, seguindo as recomendações das autoridades.

 

“O Itamaraty já está sempre em contato com a embaixada brasileira na Venezuela, mas ainda não temos informações se irão buscá-los por este momento”, afirmou uma mãe de estudantes que estão na Venezuela. “Eles estão seguindo as orientações do comitê e também do Itamaraty de ficarem todos juntos”.

 

A comunicação com a região oscila, mas as famílias recebem informações de que todos estão seguros. “Eles estão tentando manter a tranquilidade para não nos deixar muito preocupados”, completou a fonte. 

 

Insumos

Um médico que atua de forma voluntária, ajudando ao povo venezuelano, informou ao T1 que chegou a Caracas na manhã desta segunda-feira, 5, após estar viajando, e percorreu bairros da capital para observar a situação. Segundo ele, os preços nos supermercados e farmácias permanecem estáveis, não há desabastecimento nem restrições de compras e as prateleiras seguem abastecidas. “24 horas depois dos bombardeios, houve um aumento da população que queriam estocar insumos e causou um certo colapso em alguns supermercados na grande Caracas, que provocou filas. Mas no dia de hoje estava tudo normal, até fiz um vídeo pra poder acalmar um pouco minha família”, falou. 

 

Ainda de acordo com o relato, a moeda local se manteve estável e as transações ocorrem normalmente.

Comentários (0)