Itapiratins registra candidato a prefeito que pode ser eleito com apenas um voto

No município tocantinense, apenas uma pessoa registrou candidatura a prefeito. Márcio Pinheiro é o atual prefeito e precisa de apenas 1 voto para ser reeleito

Itapiratins tem apenas 1 candidato a prefeito
Descrição: Itapiratins tem apenas 1 candidato a prefeito Crédito: Foto: Divulgação

O atual prefeito de Itapiratins, Márcio Pinheiro Rodrigues (PSD) foi o único a registrar candidatura para concorrer à vaga do Executivo. O candidato tem como vice Sandro Rodrigues (PSDB) e representa a coligação “Unidos por Itapiratins Cada Vez Melhor” (PSD, PSDB, PR, PT, DEM e PV).

 

O município possui 3.129 eleitores e integra a 33ª Zona Eleitoral de Itacajá, que tem como juiz eleitoral Marcelo Eliseu Rostirolla. Para continuar no cargo de prefeito o candidato único precisará apenas de 1 voto. Conforme o Código Eleitoral, é necessário ter 50% mais um de todos os votos válidos, excluídos os brancos e nulos.

 

A concorrência para vereadores no município também não está apertada, apenas 15 candidatos disputam uma das nove vagas da Câmara Municipal. “O que observamos não só em Itaguatins, mas em toda 33ª ZE, com sede em Itacajá, é que teremos um Pleito Eleitoral tranquilo, até o momento não foi ajuizada nenhuma representação no cartório. O juiz Eleitoral e o promotor eleitoral não estão medindo esforços para orientar a todos sobre as inovações na legislação, além disso, cartório mantém seus canais de comunicação abertos para que todos tirem suas dúvidas”, explicou o servidor Ateon Alves de Siqueira.    

 

A Justiça Eleitoral ressaltou que, sozinho ou não na disputa, o candidato precisa ficar atento à legislação eleitoral, observar as mudanças na propaganda eleitoral, limite de gastos, os prazos para a prestação de contas, dentre outras normas. Itapiratins é o único município do Estado do Tocantins com o registro de apenas um candidato.

 

Eleições em Itapiratins

Limite de gastos

- Prefeito: R$108.039,06

- Vereador: R$10.803,91

 

(Com informações da Ascom TRE)

Comentários (0)