Morreu no início da tarde deste domingo, 12, em Brasília (DF), uma das mais importantes personalidades na história da luta pela autonomia da região norte de Goiás e criação do Estado do Tocantins: o jornalista, publicitário e empresário José Carlos Leitão faleceu, 76 anos. Ele lutava contra um câncer de próstata, que acabou atingindo outros órgãos, o que levou à sua morte.
Zé Carlos, como era mais conhecido, nasceu em Novo Acordo, que à época de seu nascimento ainda era distrito de Porto Nacional. O velório e o sepultamento serão definidios após a chegada de uma filha que está no Canadá.
Como participante ativo da luta pela autonomia do Tocantins, Zé Carlos presidiu a Comissão de Estudos dos Problemas do Norte Goiano (Conorte), que como ele mesmo definiu em seu livro Tocantins, eu também criei, “era uma entidade sem fins lucrativos sediada em Brasília e que viria a transformar-se na mais importante trincheira na luta pela criação do estado do Tocantins”. A trajetória de sucesso de Zé Carlos foi marcada também por ter sido eleito por dois anos consecutivos como Publicitário do Ano, o Oscar da propaganda brasileira.
Notas de pesar
Nota de Pesar prefeito Eduardo Siqueira Campos
Recebo com profundo pesar a notícia do falecimento de José Carlos Leitão, publicitário, jornalista e empresário que teve papel essencial na luta pela criação do Estado do Tocantins.
Natural de Novo Acordo, José Carlos foi uma das vozes mais firmes na defesa do nosso ideal de emancipação. À frente da Conorte e de sua agência sediada em Brasília, esteve presente em momentos decisivos da nossa história.
Despeço-me de um companheiro de jornada, cuja memória permanecerá viva em cada conquista desta terra que ele tanto amou.
Eduardo Siqueira Campos
Prefeito de Palmas
Comentários (0)