Josi solicita que bancada federal faça gestão para retirar o TO do horário

De acordo com a deputada, a justificativa usada pelo governador não tem grande relevância, já que a economia proporcionada pelo horário de verão no Tocantins é insignificante.

Deputada Josi Nunes (PMDB)
Descrição: Deputada Josi Nunes (PMDB) Crédito: Sherlyton Ribeiro

Em regime de urgência, a deputada estadual Josi Nunes (PMDB) apresentou durante a sessão ordinária desta quinta-feira,18, dois requerimentos referentes ao horário de verão do Tocantins.

 

No primeiro deles, a parlamentar solicita ao Governo do Estado que formalize uma consulta popular sobre a viabilidade ou não do horário de verão no Tocantins, tomando como base os dados do Ministério de Minas e Energia.

 

De acordo com a deputada, a justificativa usada pelo governador de que a inclusão do Estado no horário de verão irá “contribuir para a diminuição nos custos da operação do sistema gerador” não tem grande relevância, já que a economia proporcionada pelo horário de verão no Tocantins é insignificante.

 

“Tanto a Celtins, como a SEPLAN em outras gestões, já afirmaram que a medida do horário verão tem efeitos brandos, ou seja, não traz, realmente, economia de energia elétrica, até porque não se tem aqui um setor industrial pesado que justifique gastos excessivos de energia. Vamos consultar a população do Tocantins se concordam ou discordam com a implantação do horário de verão e para tanto, vamos levar ao conhecimento da sociedade a real economia da iniciativa”, justifica a parlamentar.

 

O outro requerimento solicita a bancada federal do Tocantins no Congresso Nacional, a realização de gestões junto ao Ministério de Minas e Energia e a Presidência da República, para a exclusão do Tocantins do Decreto do Horário de Verão.

 

Na sessão desta quarta-feira,17, Josi havia dito em seu pronunciamento que não iria apresentar os requerimentos, uma vez que o Governador iria entregar em mãos o oficio à Presidenta Dilma pedindo a exclusão do estado no horário, mas como o fato não ocorreu, a parlamentar decidiu apresentar as proposituras. (Assessoria)

\"https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif\"

 

Comentários (0)