Jovem de 23 anos é o 17º caso de Covid-19 confirmado em Palmas; Estado tem 27 casos

O novo caso da Capital tem histórico de contato com um caso confirmado da cidade. Com este resultado, o Tocantins contabiliza 27 casos confirmados.

Palmas - TO
Descrição: Palmas - TO Crédito: Antônio Gonçalves

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que nesta terça-feira, 14, o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO), analisou nove amostras para Covid-19, com um caso positivo para Palmas.

 

O novo caso da Capital é do sexo feminino, 23 anos, com histórico de contato com um caso confirmado da cidade. Ela apresenta bom estado de saúde e está em isolamento domiciliar.

 

Com este resultado, o Tocantins contabiliza 27 casos confirmados de coronavírus, sendo 17 em Palmas, 06 em Araguaína, 01 em Gurupi , 01 em Dianópolis, 01 em Cariri do Tocantins e 01 em Paraíso do Tocantins.

 

O Estado continua sendo o único sem óbito pela doença, no Brasil. Os dados divulgados nos boletins de acompanhamento são consolidados a partir das notificações recebidas pelas equipes de Vigilância municipais, até às 17h, somados aos exames realizados no Lacen. Casos notificados após este horário, entram no boletim do dia seguinte.

 

O Estado conta agora com uma nova plataforma, onde todos podem acompanhar os números pelo link.

 

Palmas

 

A Capital confirmou mais um caso, chegando a 17 resultados positivos de Covid-19 nesta terça-feira, 14. A pessoa mais recentemente infectada é uma mulher na faixa etária entre 20 e 29 anos, que apresenta bom estado de saúde e está em isolamento domiciliar. A equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) ainda investiga como se deu a transmissão do vírus nesse caso.

 

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19) divulgou ainda um total de 320 casos descartados e 903 notificações de síndromes gripais. O COE é o responsável pela atualização e publicação diária do Boletim Epidemiológico.

   

Quanto às formas de transmissão, dos 17 casos confirmados em Palmas, três foram infectados no exterior, seis contraíram o vírus em outros estados brasileiros e outros seis tiveram contato com moradores de Palmas que estavam infectados. Os dois últimos casos descobertos recentemente estão em investigação pelo setor de Vigilância Epidemiológica da Semus.

 

Das pessoas que contraíram a doença, uma encontra-se hospitalizada na unidade de terapia intensiva (UTI) em estado grave, conforme boletim médico divulgado pelo hospital particular nesta terça, 14. Nove pacientes encontram-se em isolamento domiciliar e os outros sete estão recuperados. O Tocantins continua sendo o único estado brasileiro a não registrar óbito por Covid-19.

 

Gurupi

 

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus em Gurupi informou que até as 11 horas desta terça-feira, 14, foram realizados seis novos testes rápidos no município, sendo quatro na UPA e dois no Centro de Triagem municipal. Todos os seis testaram negativo para Covid-19, sendo cinco homens entre 25 e 65 anos e uma mulher de 43 anos.

 

O outro caso suspeito que aguardava resultado do Laboratório Central do Estado - LACEN também recebeu resultado negativo para COVID-19. Com isso, já se somam 62 casos descartados em Gurupi. E até o momento, não há nenhum outro caso suspeito de Gurupi aguardando resultado.

 

Gurupi continua com apenas um caso confirmado de Covid-19, um homem de 58 anos que testou positivo após uma viagem para Goiânia (GO), onde passou por procedimento cirúrgico. Ele estava internado em um hospital particular em Palmas, mas já recebeu alta no dia 11 de abril  e segue em isolamento domiciliar em Palmas.

 

A Vigilância Epidemiológica do Município segue acompanhando o caso e monitorando as pessoas que tiveram contato com o paciente.

Comentários (0)