Juíza Odete Almeida toma posse como presidente da Asmeto para o biênio 2022/2024

Além da Diretoria Executiva, foram empossados os membros do Conselho Deliberativo e Fiscal e os suplentes.

A magistrada estará à frente da entidade no biênio 2022/2024
Descrição: A magistrada estará à frente da entidade no biênio 2022/2024 Crédito: Divulgação/TJTO

Reeleita ao cargo com 97% dos votos no pleito ocorrido ainda em 2021, a juíza Odete Almeida foi empossada no cargo de presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto), em cerimônia realizada na noite da última sexta-feira, 4, em Palmas. Além da Diretoria Executiva, foram empossados os membros do Conselho Deliberativo e Fiscal e seus respectivos suplentes. A magistrada estará à frente da entidade no biênio 2022/2024. O evento teve transmissão pelo canal do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) no Youtube.

 

Em seu discurso de posse, a presidente reiterou a premissa de sua campanha. “Continuar representando a magistratura do Tocantins, além de ser um orgulho, implica também na valorização da nossa carreira, sempre no intuito de manter as nossas prerrogativas, nossas condições de trabalho, que são sempre muito bem acolhidas pelo nosso Tribunal de Justiça”, enfatizou a magistrada.

 

Valorização da carreira

 

Indagada sobre as primeiras ações frente à Asmeto, a juíza ressaltou que, dentro de um cenário nacional, e junto com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), é a de buscar a valorização da carreira no sentido da recomposição salarial da categoria. “Nossa responsabilidade é muito grande. Somos, ao todo, menos de 20 mil juízes para atender a um Brasil inteiro. Então precisamos buscar essa recomposição para que possamos nos igualar às outras carreiras tão importantes no Estado Democrático”, pontuou. Atualmente, a Asmeto conta com 153 associados. Destes, 113 são magistrados ativos e, os demais, aposentados.

 

“Reitero o profundo respeito ao nosso Tribunal de Justiça por todos os seus honrados membros, ilustres desembargadores e desembargadoras, os quais não medem esforços para validar a implementação dos nossos direitos, sem descuidarem da entrega da prestação jurisdicional célere e eficiente”, destacou a presidente Odete Almeida, ressaltando seu apreço ao presidente do TJTO, desembargador João Rigo Guimarães, e a toda sua equipe.

 

Fortalecimento da magistratura

 

“É importante essa recondução porque demonstrou a união da magistratura em prol de um bem comum, que é a busca das nossas prerrogativas, do fortalecimento do magistrado enquanto representante do Estado. E dentro dessa perspectiva, é salutar que a magistratura esteja unida”, avaliou o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho.

 

Na gestão anterior como membro do Conselho Fiscal e empossado nesta sexta-feira como vice-presidente da Asmeto, o juiz Wellington Magalhães adiantou que o grande desafio do biênio 2022/2024 é a manutenção da unidade da categoria. “Esse é o grande desafio: manter a unidade da magistratura e, em segundo lugar, defender nossas prerrogativas e garantias, porque só assim conseguiremos, estruturalmente falando, legitimar os princípios da democracia brasileira”. Ele pontuou também os reflexos da pandemia da Covid-19 nas atividades dos magistrados e defendeu a saúde e o bem-estar de todos, referindo-se à carga de trabalho em tempos pandêmicos.

 

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO) e vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, que já conduziu a Asmeto por três mandatos, parabenizou a nova diretoria e reiterou a disposição da entidade em colaborar com a gestão da juíza Odete Almeida “para fortalecer e manter constantes a interlocução institucional e as parcerias sindicais”, frisou.

 

Presenças

 

A cerimônia também contou com a presença da corregedora-geral da Justiça, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe; da vice-corregedora geral da Justiça, desembargadora Ângela Prudente; do procurador geral da Justiça, Luciano Cesar Casaroti; do subdefensor público-geral do Estado, Pedro Alexandre, da vice-presidente da OAB/TO, Priscila Madruga; da secretária-geral da AMB, juíza Julianne Freire Marques, representando a presidente da entidade, Renata Gil; do presidente da Associação do MPE/TO, Pedro Evandro Rufato; do procurador do município de Palmas, Mauro Ribas, no ato representando a prefeita Cinthia Ribeiro; do presidente de honra da AMB, Jayme Oliveira; além de diretores do TJTO, juízes, advogados, procuradores, promotores e defensores públicos.

 

Composição Asmeto 2022/2024:

 

Diretoria Executiva:

 

Presidente: Odete Batista Dias Almeida

1º Vice-presidente: Wellington Magalhães

2º Vice-presidente: Allan Martins Ferreira

Secretária: Edssandra Barbosa da Silva Lourenço

1º Tesoureiro: Frederico Paiva Bandeira de Sousa

2º Tesoureiro: Valdemir Braga de Aquino Mendonça

Diretora Cultural, Social e de Comunicação: Aline Marinho Bailão Iglesias

Diretor de Esportes: José Eustáquio de Melo Júnior

Diretora de Prerrogativas: Gisele Pereira de Assunção Veronezi

 

Conselho Deliberativo e Fiscal:

 

Deusamar Alves Bezerra

Fabiano Gonçalves Marques

Lilian Bessa Olinto

Renata do Nascimento e Silva

Wanessa Lorena Martins de Sousa

 

Suplentes do Conselho Deliberativo e Fiscal:

 

João Alberto Mendes Bezerra Júnior

José Maria Lima

Sândalo Bueno do Nascimento

Comentários (0)