Justiça determina e Estado terá que pagar tratamento integral de Leda Galvão

Leda Galvão vai ter acesso a todo o tratamento necessário para a solução do seu caso após decisão judicial que obriga o Estado a custear todos os procedimentos médicos. Leda vai para SP semana que vem

Leda garante tratamento integral na Justiça
Descrição: Leda garante tratamento integral na Justiça Crédito: Bonifácio/T1Notícias

A Justiça determinou nesta quinta-feira, 16, o bloqueio do valor referente a todo o tratamento médico da paciente Leda Galvão. Após o Estado entrar com mandado pedindo reconsideração, alegando falta de recursos, o prazo para apresentar, com notas fiscais, toda a assistência dada para a paciente terminou nesta quinta, data em que o juiz Vandré Marques e Silva determinou a expedição de alvará judicial para garantir “consultas, medicamentos, exames médicos, cirurgias, dentre outras coisas que vierem a ser necessárias, conforme orientação médica”.

 

Leda luta há mais de dois anos pela vida e precisou buscar atendimento médico em outros Estados para ser diagnosticada e fazer o tratamento adequado. Ela sofreu sangramentos pelo nariz e ouvidos e já passou por várias cirurgias.

 

Consta da decisão o receio de “dano irreparável ou de difícil reparação” no caso de Leda deixar de receber o tratamento adequado, até mesmo porque “possui diagnóstico indeterminado aos sintomas existentes”, e por isso o tratamento integral foi concedido.

 

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) chegou a informar por meio de nota ao T1 que Leda estaria em tratamento com o médico Carlos Eduardo Hander, mas o juiz Vandré relata em sua decisão que o referido médico “não é neuro-oftalmologista, logo, não possui a especialidade médica necessária para a realização do tratamento da perda progressiva de visão”. Segundo a Sesau, Leda teria um retorno com o médico, que é somente oftalmologista, no dia 17 de agosto.

 

Tratamento

Leda informou ao T1 que já está providenciando o agendamento da consulta com o médico neuro-oftalmologista, Mário Luiz Ribeiro, em São Paulo, para a semana que vem. Desta forma ela vai ter o diagnóstico médico necessário para garantir a segurança de uma cirurgia que precisa fazer para resolver o problema da hipertensão intracraniana que já fez Leda perder 90% da visão.

 

Esperança

Após ter perdido por várias vezes a esperança, Leda disse que “a persistência e a ajuda dos amigos foi fundamental para essa vitória, que é o início do caminho para a cura” e por isso ela comemorou. “Deus colocou muita gente boa no meu caminho para me ajudar e eu só tenho a agradecer. Cheguei muitas vezes a não ter forças para levantar da cama, mas graças a Deus hoje tenho a certeza de que não podemos desistir nunca, nós temos a chave de tudo”, finalizou.

 

Para saber mais sobre o caso:

Após quase 1 ano doente, mulher com sangramentos consegue tratamento em Teresina

Em Teresina, mulher que sofre com sangramentos precisa de ajuda para se manter

 
 

Comentários (0)