Justiça Eleitoral do TO recebeu mais de 1,3 mil denúncias de irregularidades

No Tocantins, durantes as eleições em outubro, 37% das denúncias foram referentes a propaganda eleitoral. Entre as cidades com mais ocorrências estão Palmas, Araguaína e Araguatins

37% das denúncias foram sobre propaganda eleitoral
Descrição: 37% das denúncias foram sobre propaganda eleitoral Crédito: Foto: Divulgação

Faltando seis dias para o segundo turno das Eleições Municipais de 2016, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu até agora 61.961 registros de irregularidades pelo aplicativo Pardal.  A ferramenta permite que os eleitores de todo o país façam denúncias de propaganda eleitoral irregular, tanto nas ruas como na internet e em veículos de comunicação. Desse total, mais de 29 mil foram denúncias sobre irregularidades em propagandas eleitorais e 10.636 a respeito de crimes eleitorais.  Quanto às acusações relativas à compra de votos, o aplicativo recebeu mais de 7 mil.

 

No Tocantins, durantes as eleições em outubro, 37% das denúncias foram referentes a propaganda eleitoral, 21% de crimes eleitorais, 11% de compra de votos, 9% de uso da máquina pública, 3% de doações e gastos eleitorais e 19% de outros tipos de denúncias. Entre as cidades com mais ocorrências estão Palmas, Araguaína e Araguatins com, respectivamente, 206, 118 e 53 denúncias.

 

Qualquer cidadão pode delatar irregularidades praticadas por candidatos e partidos políticos.  As denúncias são feitas pelo próprio aplicativo, com o envio de fotos, vídeos ou áudios que comprovem indícios de crime. O material é encaminhado automaticamente para análise do Ministério Público Eleitoral (MPE), que avalia a consistência das informações recebidas e pode formalizar denúncias aos juízes eleitorais de cada localidade.

 

(Com informações do TRE-TO e TSE)

Comentários (0)