Leitos de UTI Covid-19 são habilitados em hospitais de Araguaína e Palmas

Novas unidades habilitadas pelo Ministério da Saúde começam a funcionar imediatamente atendendo a população.

Crédito: Reprodução

O Governo do Tocantins conseguiu habilitar, junto ao Ministério da Saúde (MS), os 42 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o enfrentamento da COVID-19, disponíveis para atendimento aos pacientes com quadros graves.

 

Os leitos habilitados estão em Araguaína, com 10 novas unidades no Hospital Dom Orione e outras 10 no Hospital de Referência de Araguaína (HRA). Em Palmas, foram habilitados os 16 leitos do Hospital Geral de Palmas (HGP), além de outros seis no Hospital Infantil Público de Palmas (HIPP). Esse número irá aumentar em curto prazo com ampliação de novos leitos de UTI Covid-19 no HRA, onde a equipe de engenharia da Secretaria de Estado da Saúde (SES) está instalando novos respiradores.

 

Para o titular da SES, Dr. Edgar Tollini, que de 2016 a 2018 atuou no Ministério da Saúde como diretor de Atenção Hospitalar Urgência e Emergência, função responsável pela habilitação de leitos, a formalização dos novos leitos é apenas uma fase do trabalho árduo da Gestão Estadual no enfrentamento à Covid-19. “Temos trabalhado junto ao Ministério da Saúde, em busca de recursos e apoio e temos levado esse apoio aos municípios. Neste momento, temos contado com o compromisso de diversas instituições e de toda equipe da secretaria que como sempre tem procurado fazer o melhor trabalho para atender a população tocantinense”, destacou.

 

Segundo a farmacêutica Renata Siqueira, que é do grupo de risco para a Covid-19, saber da ampliação de leitos é um alívio. “Apesar de toda preocupação e precaução que a gente toma, saber que há mais locais em que podemos ser acolhidos caso tenhamos a doença e complicações por causa dela, é muito bom, fico feliz em saber que a gestão está tomando providências”, afirmou.

 

Portaria 

 

A Portaria sobre os leitos foi assinada nesta sexta-feira, 8, pelo ministro da Saúde, Nelson Teich.  Todos os recursos foram disponibilizados após gestão do senador Eduardo Gomes (MDB), líder do presidente Jair Bolsonaro no Congresso Nacional.

 

A habilitação tratada ocorrerá excepcionalmente pelo prazo de 90 dias, podendo ser prorrogada. “Finalizada a situação de emergência de saúde pública, de importância internacional decorrente do Coronavírus (COVID-19), essas habilitações poderão ser encerradas a qualquer tempo”, diz um trecho da portaria.

 

Fica estabelecido recurso do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde - Grupo Coronavírus (COVID 19), a ser disponibilizado ao Estado do Tocantins, em parcela única, no montante de R$ 6.048.000,00.

 

De acordo com a portaria, o Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para a transferência, regular e automática, do montante estabelecido, que será “disponibilizado ao Fundo Estadual de Saúde do Tocantins, em parcela única, mediante processo autorizativo encaminhado pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde”.

 

Comentários (0)