Limpeza do HGP será efetuada por empresa especializada; contratação está em andamento

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), a Portaria de contratação será publicada no Diário Oficial do Estado; iniciativa visa garantir um ambiente mais acolhedor

Crédito: Aldenes Lima/Governo do Tocantins

Após estudos e dada à urgência na solução definitiva para os serviços de higienização do Hospital Geral de Palmas (HGP), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) está contratando uma empresa especializada. A iniciativa visa garantir um ambiente mais acolhedor para pacientes, acompanhantes e servidores da unidade hospitalar e foi tomada após alinhamento estratégico com a Procuradoria Geral do Estado (PGE-TO).

 

 

Há meses, a SES-TO trabalha em dois processos com este objetivo, um para licitação e outro para contrato emergencial, os quais foram paralisados na gestão interina e para compensar o tempo perdido, a Pasta trabalha na portaria que deverá ser publicada no Diário Oficial do Estado (DOE-TO) e permitirá em seguida a contratação da empresa.

 

 

“Além destas ações, temos chamamento público em aberto, o qual tem pouca adesão e não conseguimos suprir toda a necessidade da unidade. Por isso, estamos realizando a contratação, que poderá atender enquanto se finaliza a licitação. Estamos fazendo isso sob a orientação da PGE, para ter o respaldo jurídico e garantir maior segurança, eficiência e celeridade nas ações e decisões que impactam diretamente a política pública de saúde”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.

 

 

Atualmente, a higienização do HGP é realizada por auxiliares de serviços gerais contratados pela SES-TO, que desde o ano passado tem chamamento aberto e chegou a contratar mais de 160 profissionais, além dos que já laboravam no local. Das novas contratações, pouco mais de 100 se mantém na ativa. “A desistência dos profissionais acaba por prejudicar o serviço e, para tornar o ambiente mais organizado, fazemos as escalas dos que restam de acordo com os fluxos da unidade”, afirmou o diretor-geral do HGP, Iatagan Barbosa.

 

Comentários (0)