Lista Tríplice para o cargo de Reitor da UFT, encabeçada por Bovolato, segue ao MEC

A Chapa Viver a UFT, liderada por Luís Eduardo Bovolato, com Ana Lúcia de Medeiros como candidata a vice-reitora, conquistou, no último dia 9, 73% da preferência da comunidade universitária da UFT

Votação no Consuni foi realizada ontem
Descrição: Votação no Consuni foi realizada ontem Crédito: Samuel Lima

A Lista Tríplice para o cargo de Reitor da UFT segue nesta quinta-feira, 29, para o Ministério da Educação (MEC). A lista foi definida em assembleia extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), na tarde desta quarta-feira, 28, e é encabeçada pelo professor Luís Eduardo Bovolato, seguido pelos nomes dos professores Raphael Sanzio Pimenta e Adão Francisco de Oliveira, conforme a ordem apurada na votação com os membros do Consuni.

 

Dos nomes inscritos para o processo de composição das Listas Tríplices para Reitor e Vice-reitor ocorreram desistências. Retiraram os nomes como candidatos a Reitora e Vice-reitor, respectivamente, os professores Vânia Maria de Araújo Passos e Élvio Quirino Pereira. A votação envolveu membros efetivos do Conselho Universitário e foi secreta.

 

Apuração

Dentre os 14 votos apurados, foram computados um voto em branco; um voto para o professor Raphael Sanzio Pimenta; e 12 para o professor Luís Eduardo Bovolato. O resultado da votação para o cargo de Vice-reitor foi similar, com um voto em branco; um voto para o professor Paulo Fernando de Melo Martins; e 12 votos para a professora Ana Lúcia de Medeiros.

 

A votação no Consuni foi a segunda etapa no processo de escolha dos gestores da Universidade. A primeira ocorreu com a realização da pesquisa eleitoral no último dia 9 de junho. A partir dos nomes na Lista Tríplice o Presidente da República nomeará o novo Reitor da UFT, conforme preceituam a Lei nº 9.192/96 e o Decreto 1.916/96.

 

Pesquisa eleitoral

A Chapa 11 – Viver a UFT, liderada pelo vice-reitor no exercício da reitoria, Luís Eduardo Bovolato, com a atual diretora do Campus de Palmas, Ana Lúcia de Medeiros, como candidata a vice-reitora, conquistou, no último dia 9, 73% da preferência da comunidade universitária da UFT em pesquisa eleitoral. Eles superaram a Chapa 22 – UFT Forte: Diálogo e Ação, liderada pelo professor Adão Francisco de Oliveira, que teve a Diretora de Comunicação, Marluce Zacariotti, como candidata a vice.

 

A pesquisa teve um expressivo número de abstenções, uma vez que era esperado 20.533 votantes entre docentes, técnicos administrativos e discentes. A participação foi de apenas 3.951 eleitores da Universidade, um comparecimento que representa 19% do total de integrantes da comunidade universitária aptos a votar nos sete campus da Instituição. No total votaram 606 docentes, 567 técnicos e 2.778 alunos, sendo que a Chapa 11 venceu em todas as categorias com 81%, 82% e 69% dos votos, respectivamente.

 

(Com informações da Ascom/UFT)

Comentários (0)