Lyvio afirma que crise é resultado de "irresponsabilidade" da gestão anterior

O secretário Lyvio Luciano Carneiro disse, por meio de nota encaminhada ao T1 Notícias, que prejuízo à saúde hoje no Tocantins é o reflexo direto de "irresponsabilidades" cometidas pela gestão passada

Lyvio Luciano aponta medidas para sanar crise
Descrição: Lyvio Luciano aponta medidas para sanar crise Crédito: Foto: T1 Notícias

O secretário de Governo, que assumiu recentemente a presidência do gabinete de enfrentamento à crise na Saúde, Lyvio Luciano Carneiro de Queiroz declarou em nome do Executivo Estadual, por meio de nota, que “reconhece as dificuldades enfrentadas pela população, mas entende que a situação atual é resultado dos problemas herdados da gestão anterior e que, muitos deles, foram explicitados na investigação do MPF”.

 

Lyvio Luciano argumentou ainda que “essa gestão, desde o primeiro momento, por determinação do governador Marcelo Miranda, trabalha para minimizar os problemas que tanto prejudicam o povo tocantinense”.

 

O gestor disse ainda que “com o resultado da investigação, fica mais evidente que o prejuízo à saúde hoje no Tocantins é o reflexo direto das irresponsabilidades cometidas pela gestão passada. Situação que fica clara na ação do Ministério Público Federal, que é relativa aos anos de 2012, 2013 e 2014”.

 

Lyvio Luciano elencou ainda medidas tomadas pelo governo para resolver os problemas, como: renegociação e revisão de contratos com prestadores de serviços; reestruturação do setor, implantando um novo modelo de gestão e governança; implantação do Gabinete de Enfrentamento à Crise na Saúde que reúne secretários de pastas diversas com o objetivo de encontrar soluções para os problemas da saúde no estado; elaboração do Plano de Ação (em fase de conclusão) que será entregue aos órgãos de controle e à própria Justiça; construção, reforma de unidades de saúde no interior e, principalmente, a retomada da obra de ampliação do Hospital Geral de Palmas (HGP), paralisada desde 2014.

 

Confira na íntegra a nota do secretário Lyvio Luciano Carneiro de Queiroz:

 

Nota

A respeito da decisão da Justiça e da investigação do Ministério Público Federal, sobre um suposto esquema de desvio de dinheiro público na Saúde do Estado, entre os anos de 2012 a 2014, o Governo do Tocantins esclarece que essa gestão, desde o primeiro momento, por determinação do governador Marcelo Miranda, trabalha para minimizar os problemas que tanto prejudicam o povo tocantinense.

 

O Governo do Tocantins reconhece as dificuldades enfrentadas pela população, mas entende que a situação atual é resultado dos problemas herdados da gestão anterior e que, muitos deles, foram explicitados na investigação do MPF. Além dos expressivos valores contratados, que são alvo da decisão judicial, esta gestão também se deparou com muitos compromissos em aberto, o que tem atrapalhado a relação com os fornecedores.

 

Com o objetivo de retomar a dignidade no atendimento à população e oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais da saúde, o Governo do Estado já tomou uma série de medidas que ainda estão em curso:

- renegociação e revisão de contratos com prestadores de serviços;

- reestruturação do setor, implantando um novo modelo de gestão e governança;

- implantação do Gabinete de Enfrentamento à Crise na Saúde que reúne secretários de pastas diversas com o objetivo de encontrar soluções para os problemas da saúde no estado;

- elaboração do Plano de Ação (em fase de conclusão) que será entregue aos órgãos de controle e à própria Justiça;

- construção, reforma de unidades de saúde no interior e, principalmente, a retomada da obra de ampliação do Hospital Geral de Palmas (HGP), paralisada desde de 2014.

 

Com o resultado da investigação, fica mais evidente que o prejuízo à saúde hoje no Tocantins é o reflexo direto das irresponsabilidades cometidas pela gestão passada. Situação que fica clara na ação do Ministério Público Federal, que é relativa aos anos de 2012, 2013 e 2014.

 

Mesmo assim, o Governo do Tocantins acredita que, aos poucos, as medidas já implementadas e outras que serão tomadas vão começar a ser sentidas pela comunidade e o setor da saúde vai voltar a oferecer um serviço de qualidade para toda a população do Tocantins

 

Lyvio Luciano Carneiro de Queiroz

Secretário-Geral de Governo e Articulação Política

Presidente do Gabinete de Enfrentamento à Crise na Saúde

Comentários (0)