Mais 3 pessoas são vítimas de furtos no estacionamento da Assembleia Legislativa

Diversos furtos tem acontecido no estacionamento da Assembleia Legislativa em Palmas. Na manhã desta quinta-feira, 30, o vereador Valdiram, de Miranorte, foi vítima dos bandidos

Furtos acontecem no estacionamento na AL
Descrição: Furtos acontecem no estacionamento na AL Crédito: Divulgação

O aumento de furtos no estacionamento da Assembleia Legislativa, em Palmas, tem assustado servidores e demais cidadãos que estão sendo vítimas dos bandidos. Na manhã desta quinta-feira, 30, o vereador Valdiran Santiago (PV), do município de Goianorte, teve o som do carro e os documentos furtados. “Fui ao gabinete do deputado Eduardo do Dertins e 30 minutos depois, quando voltei, meu carro estava sem o som e levaram minha pasta com todos meus documentos e até boletos de contas”, contou o vereador ao Portal T1 Notícias.

 

Ainda de acordo com o vereador, os ladrões não arrombaram seu veículo. “Estava tudo certo por fora. Quando cheguei, destranquei a porta normal, só quando entrei no carro que percebi que o som e a pasta haviam sido furtados”, explicou. Segundo o parlamentar, não havia segurança do lado de fora da AL, o que dificulta ainda mais a identificação dos culpados. “Hoje não tinha nenhum segurança ou policial militar pelo lado de fora. Ninguém viu nada. Não tem como saber quem foi”, afirmou.

 

Servidor também foi vítima

Outra vítima dos bandidos foi o servidor da AL, Rainelton Aires Pires. Ele contou ao T1 Notícias que no último dia 14 seu carro foi aberto por ladrões, que levaram mais de R$ 3 mil em produtos de beleza que estavam no veículo. “Levaram meus documentos, produtos de cosméticos que minha esposa vende, além de equipamentos de trabalho que ela usa, como secador e chapinha”, contou Pires.

 

Assim como o vereador, Pires também informou que seu carro não foi danificado e que o alarme não disparou. “Aparentemente estava tudo normal”, explicou. Outro ponto levantado pelo servidor é a falta de segurança no estacionamento. “Não tem câmera de segurança. Lá tem os policiais militares, até questionei. Me disseram que eles dão uma voltinha e pronto. Nós ficamos no prejuízo”, afirmou.

 

Outra servidora, que pediu para não ser identificada, relatou que também no início deste mês teve objetos levados de dentro do seu carro e até o estepe do veículo foi furtado. “No meu caso eles tiraram o miolo da fechadura e abriram a porta do carro. Levaram documentos e o pneu de estepe. Eu e meu marido assumimos os prejuízos, compramos outro estepe e mandamos arrumar a porta”, contou a servidora.

 

 

PM diz que patrulhamento é feito 24 horas

A assessoria da Polícia Militar se manifestou por meio de uma nota, informando que é responsável pelo policiamento externo e controle de manifestações na Assembleia, por meio de uma Assessoria conjunta e que faz o patrulhamento 24 horas, inclusive nos estacionamentos do órgão.

 

 

De acordo com a nota, “detenções já foram realizadas, sendo a última registrada a cerca de duas semanas, uma prisão em flagrante de uma tentativa de furto em veículo, realizado pelo policiamento de motos do efetivo lotado na Assessoria Militar junto à Assembleia”.

 

 

Sobre a quantidade de policiais que fazem a segurança, a PM esclareceu que eles se revezam por turnos e que “efetivo total são considerados de natureza estratégica, que podem influenciar na segurança do local, não podendo ser divulgados”.

 

 

Confira abaixo a nota na íntegra:

 

Nota

A Assessoria Militar junto a Assembleia Legislativa trata-se de uma Assessoria, com previsão na Lei complementar nº 79/2012, no qual é responsável pelo policiamento externo e pelo controle das manifestações que ocorrem na casa de leis.

O horário de trabalho é 24h, divido em turnos de modo a atender as demandas de:

- Policiamento externo da Casa de Leis, responsabilidade legal da Polícia Militar;

- Segurança da Presidência da Casa de Leis, por se tratar de um chefe de poder com prerrogativa para tal;

- Escolta de autoridades, dentro outras atividades.

O policiamento ostensivo externo, com ênfase nos estacionamentos, é realizado diariamente com equipe de motos, com reforço de equipes da Casa Militar e do 1º BPM.

Detenções já foram realizadas, sendo a última registrada a cerca de duas semanas, uma prisão em flagrante de uma tentativa de furto em veículo, realizado pelo policiamento de motos do efetivo lotado na Assessoria Militar junto à Assembleia.

Números de policiais por turno e efetivo total são considerados de natureza estratégica, que podem influenciar na segurança do local, não podendo ser divulgados.

Ascom PM

 

(Atualizada às 17h16)

Comentários (0)