Mais de 14,6 mil crianças e adultos compareceram às salas de vacinação no Tocantins

A mobilização coordenada pelo Governo do Tocantins teve a parceria do MS, ATM e COSEMS

Em Palmas, vacinação ocorreu em 31 pontos
Descrição: Em Palmas, vacinação ocorreu em 31 pontos Crédito: Lia Mara/Secom Palmas

Com 47 notificações de casos suspeitos de sarampo, dos quais 17 foram confirmados no município de Campos Lindos; 20 foram descartados e 10 seguem em investigação, o Governo do Tocantins realizou neste sábado, 9, o Dia D da vacinação contra a doença. Dados preliminares da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) apontam a adesão dos 139 municípios à mobilização e o comparecimento de 14.695 crianças e adultos nas salas de vacinação. A vacina que protege contra o sarampo é a Tríplice Viral, que imuniza também contra a caxumba e a rubéola. 

 

 

A abertura oficial do Dia D ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Moacir da Paixão, em Paraíso do Tocantins; e no Centro de Saúde da Comunidade Valéria Pereira Martins, em Palmas, e contou com a presença de representantes da SES-TO e representantes dos parceiros da campanha, como o Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) do Ministério da Saúde (MS), Prefeitura de Paraíso; Secretaria Municipal de Saúde de Paraíso (Semus/Paraíso); Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus/Palmas); Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Tocantins (Sems/TO) e Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS).

 



O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, agradeceu o trabalho já desempenhado pelos profissionais da SES-TO, contra o sarampo no Estado. “Quero agradecer toda a minha equipe, não tenho palavras para agradecer o trabalho de vocês, que independente do dia se organizaram e foram dar as mãos aos municípios para ajudar a combater os casos de sarampo, e assim temos feito. O vírus de sarampo veio importado de outro país, não estava circulante aqui no Estado, mas com todas as ações estamos conseguindo conter. E essa eficiência só é possível com o engajamento e movimento de cada um de nós, levando aos nossos amigos, familiares, filhos, netos, a conscientização de que precisamos atualizar o nosso cartão de vacina”.

 



“Eu gostei muito de vir vacinar a minha filha hoje, é muito importante para mim proteger ela contra doenças. Ainda mais com o Zé Gotinha e toda essa campanha, hoje foi muito especial”, afirmou a Vilma Bento, mãe da bebê Maria Louise que foi vacinada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Moacir da Paixão, Paraíso do Tocantins.

 



Segundo a secretária Municipal de Saúde de Palmas (Semus/Palmas), Dhieine Caminski, “nós convidamos toda a população para fazer a cobertura vacinal contra o sarampo e também atualizar o cartão de vacina. Estamos buscando aumentar a cobertura vacinal e com a Missão Imunizar aqui em Palmas, em apenas 10 dias nós conseguimos atingir o nosso público alvo para um mês. Também estamos disponibilizando os demais imunizantes de rotina para todas as faixas etárias. Hoje a gente realiza o nosso 2º dia D, sábado passado aplicamos doses em 2.300 pessoas. Temos mobilizado muito também os nossos profissionais com formação e atualização, o nosso compromisso é muito claro, não ter caso de sarampo no município de Palmas e se tiver, vamos conseguir combater com a transmissão”.

 



 “O nosso município está bem positivo com as vacinações, mobilizamos toda a nossa equipe de saúde para ir até as residências conferir os cartões e trazer pacientes para a gente. Fizemos uma ação agora na quarta-feira, estendemos os nossos horários até às 19h da noite para atender pessoas que trabalham e alegam que não vem porque não tem tempo. Então tem sido bem positivo, estamos conseguindo fazer as imunizações, atualizar cartões, todos os profissionais também foram imunizados. Com o reforço da vacina a procura foi grande, as pessoas têm medo do sarampo, então a procura está positiva e nós estamos fiscalizando, monitorando e correndo atrás desses pacientes. Quem não vem até nós, nós vamos até eles nas suas residências”, afirmou a coordenadora da Unidade Básica de Saúde (UBS) Gentil Costa, Érica Noleto de Almeida.

 



O diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI/MS), Eder Gatti Fernandes relatou que, “manter o Brasil livre do sarampo é um desafio, porque embora a gente não tenha circulação do vírus aqui, nós temos mais de 9 mil casos de sarampo nas Américas. A Europa esse ano já registrou mais de 22 mil casos. Então, essa pressão externa existe, sobre termos casos de sarampo importado no nosso país. Tanto é que essa foi a mensagem que eu tentei passar ao secretário Carlos sobre que o que estava acontecendo lá Campos Lindos. O que aconteceu lá não foi um problema local, uma falha do município, foi uma eventualidade. E não foi a primeira vez, neste ano nós já tínhamos tido cinco outros casos importados de sarampo no nosso país. E nos cinco outros episódios que tivemos, nós conseguimos segurar. Já terminamos o trabalho em Campos Lindos, só que precisamos garantir a proteção dos outros municípios”.

 

 


“O Tocantins é um estado que vacina muito bem, as pessoas estão muito bem vacinadas. Entre as coberturas vacinais dos demais estados, Tocantins se destaca. Mas mesmo assim, é importante a gente fazer esse trabalho de buscar quem não se vacinou. E a ideia é a seguinte, se a pessoa não tem a comprovação, não esqueceu a caderneta, não perca tempo, faça a vacina. A vacina está disponível no SUS, nós estamos muito bem abastecidos. Temos mais de 10 milhões de doses no nosso estoque, temos condições de abastecer o estado para outras ações eventuais. Aqui no Tocantins nós temos gestores que estão preocupados pela sua população, e eu preciso falar isso e agradecer ao secretário Carlos Felinto. A equipe estadual foi maravilhosa em todo o momento, o pessoal não mediu esforços. Estamos falando de um estado que de fato está preocupado com a sua gente e em nome do Ministério da Saúde quero fazer esse agradecimento à gestão estadual, agradecer a todos vocês que fazem o SUS acontecer. Pelo empenho que todos têm para fazer a vacinação acontecer para não deixar o sarampo entrar no nosso país”, complementou, Eder Gatti Fernandes.

 

Em Palmas

Em Palmas, o prefeito Eduardo Siqueira Campos acompanhou a mobilização do Dia D de vacinação contra o sarampo na USF Valéria Pereira Martins, localizada na Arse 122 (1206 Sul), ao lado da secretária de Ação Social e primeira-dama, Pollyana Siqueira. Na capital, foram abertos 31 pontos para atualização vacinal da população e ofereceu a ‘dose zero’, destinada a bebês de seis a 11 meses em seis locais, medida que otimiza o uso dos frascos multidoses. Em todas as unidades abertas também foi ofertada vitamina A para crianças menores de cinco anos.

 

 

Durante o evento, o prefeito agradeceu o apoio do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. “Esse esforço conjunto fala por si só. Tivemos mais de 29 mil vacinados no Tocantins, sendo 16,4 mil apenas em Palmas. Quero que todos os profissionais e equipes de saúde se sintam abraçados, reconhecidos e respeitados. Transmita ao ministro da Saúde o nosso abraço e agradecimento, assim como ao governador, pelo esforço conjunto. Nosso objetivo final é sempre a população”, afirmou o gestor.

Comentários (0)