Mais de 1500 produtos vencidos são apreendidos pelo Procon na Semana do Consumidor

Crédito: Divulgação

Divulgado o resultado das ações de fiscalização do Procon Tocantins, intensificadas durante a “Semana do Consumidor”, promovida entre os dias 11 e 15 de março. Mais de 1.500 produtos vencidos em supermercados foram apreendidos. Além destes, também foram fiscalizados postos de combustíveis com o apoio da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e instituições bancárias.

 

A maior apreensão ocorreu em Palmas, onde a equipe de fiscalização encontrou 598 produtos vencidos. Em segundo lugar esteve a cidade de Dianópolis com 301 produtos apreendidos. No município de Guaraí, um total de 220, em Gurupi 126, já em Colinas 55; e em Araguaína apenas 43 apreensões.  

 

Entre os produtos com a data de validade vencida, os fiscais encontraram achocolatados, iogurtes, sorvetes, pizzas, sucos, cervejas, refrigerantes, macarrão, café, biscoitos e diversos materiais de limpeza. Os produtos foram recolhidos e os estabelecimentos foram autuados. Todo material já foi descartado.

 

“Garantir que o consumidor não seja lesado ou fique vulnerável a situações que vão contra ao que diz o Código de Defesa do Consumidor é uma das atuações do Procon. Estamos trabalhando com o objetivo de orientar, conscientizar e zelar pelos direitos dos tocantinenses”, afirmou o superintendente de Proteção aos Direitos do Consumidor, Walter Viana.

 

Ao todo, 101 estabelecimentos foram vistoriados pelos fiscais, 20 autos de infração lavrados, 16 em supermercados e quatro em uma instituição bancária. Ainda foram apreendidos 1539 produtos vencidos e 11 autos de constatação também foram lavrados. Já nos postos de combustíveis não foram encontradas irregularidades.

 

Dúvidas e orientações

 

Durante a ação os fiscais também tiraram dúvidas dos fornecedores e consumidores nos estabelecimentos falando da importância de obedecer o que diz o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e porque o cidadão deve conhecer seus direitos antes de ir às compras.

 

O gerente de Fiscalização, Magno Silva, ressaltou ainda que o consumidor deve denunciar o estabelecimento quando identificar alguma situação irregular.  “O Procon Tocantins está à disposição para receber as denúncias em qualquer suspeita, caso o consumidor tenha uma venda ilegal, propaganda que não corresponda a oferta e tantas outras situações que vão contra o CDC”, afirmou Silva.

 

(Com informações do Secom - Governo do Tocantins)

 

Comentários (0)