Mais de 200 exames de DNA foram agendados no Mutirão de Conciliação

O destaque do Mutirão é a coleta de sangue para realização do DNA.

Em busca de uma oportunidade para fazer a investigação de paternidade com a realização de exame de DNA gratuito, mais de 300 pessoas, só nesta manhã de sexta-feira, 28, compareceram na sede da Defensoria Pública em Araguaína, onde acontece o Mutirão de Conciliação. O Mutirão tem como objetivo incentivar as pessoas a resolver qualquer tipo de conflito de forma extrajudicial e em acordo entre as partes

 

Na abertura oficial do Mutirão, o defensor público geral, Marcello Tomaz de Souza, falou do trabalho desenvolvido, já que Araguaína é a última regional da Instituição a participar deste evento. “Podemos viver melhor pacificamente, e o nosso objetivo é levar isso para a comunidade, em especial a comunidade carente. Nós da Defensoria queremos humanizar o acesso à justiça, e queremos enfocar com esta ação a oportunidade de mães e filhos terem garantido o direito de fazer a perícia genética, o DNA; para que além de ter o direito da contribuição material, tenham também o da aproximação entre pais e filhos, e estabeleçam relação de entes familiares. Araguaína fecha esse ciclo, mas este atendimento continua de forma permanente nos Núcleos de Conciliação”, afirmou Marcello Tomaz de Souza.

 

Para o diretor do Núcleo Regional de Araguaína, Rumismark saraiva Martins, a iniciativa busca suprir esta realidade nacional do sub-registro “A conciliação é um caminho mais curto, com menos desgaste emocional; é um serviço público e gratuito e que busca resolver a maioria dos conflitos. Na investigação de paternidade não é diferente porque, com isso, buscamos a pacificação dos conflitos e, no caso especial do DNA, iremos oportunizar a estas pessoas mais dignidade”, finalizou o Diretor.

 

Representando a associação dos Defensores Públicos do Tocantins – ADPETO, o defensor público Fábio Monteiro enfatizou o emprenho de todos na realização desta campanha. “O trabalho de levar o sentido da conciliação para a população foi desempenhado bravamente pelos Defensores Públicos e servidores, que encararam este desafio e, juntos, puderam proporcionar mais cidadania para essas pessoas”, disse Monteiro.

 

O Mutirão de Conciliação integra a Campanha Nacional “Ensinar, prevenir, conciliar: Defensores Públicos pela garantia extrajudicial dos direitos”, desenvolvida em comemoração ao Dia da Defensoria Pública, em todas as Diretorias Regionais da Instituição no Estado.

 

Participaram da abertura dos trabalhos o coordenador do Ministério Público em Araguaína, Alzemiro Wilson Peres de Freitas; o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, em Araguaína, Andre Luiz Barbosa Melo; a delegada da Polícia Civil, Celina Bonies; o major da Polícia Militar, Vander Araujo; representantes das Faculdades Dom Orione, ITPAC e do Conselho Tutelar; além dos Defensores Públicos Marlon Costa Luz Amorim, Cristiane Japiassu, Daniel Felício, Hildebrando Carneiro, Irisneide Ferreira, Larissa Pultrini, Uthan Moreira, Karine Ballan, Luís da Silva Sá, Luciana Oliani, Leonardo Oliveira Coelho, Danilo Frasseto e Neuton Jardim dos Santos.

 

 

Comentários (0)