Mais de 200 postes já foram derrubados neste ano no Tocantins; Palmas lidera ranking

Apenas no último final de semana, foram registradas 06 ocorrências com abalroamento de postes no estado.

Crédito: Divulgação/Ascom Energisa

O mês de julho traz também a temporada de praias e férias escolares, fazendo as famílias tocantinenses se reunirem para aproveitar o mês de calor, aumentando o fluxo de viagens e deslocamento urbano. Esta época também proporciona grandes shows e eventos pelo estado, fazendo o cenário propício a acidentes de trânsito, em especial quando condutores associam a direção com o consumo de álcool e a falta de atenção. Apenas no último fim de semana, foram registrados seis acidentes. Em 2024, o Tocantins já registrou 209 ocorrências de abalroamento de postes, consequentemente afetando o fornecimento de energia elétrica para 168.532 consumidores no estado.

 

Das ocorrências registradas no último final de semana, três aconteceram em zonas urbanas (Palmas, Santa Fé e Palmeiras do Tocantins), e três em zonas rurais (Miracema, Lagoa da Confusão e Goiatins). Num ranking geral de 2024, a capital Palmas lidera a lista das cidades mais afetadas com o fornecimento de energia proveniente das colisões envolvendo os postes, tendo registrado 66 casos até o momento.

 

Confira a lista das principais cidades com o maior número de incidências:

 

Palmas: 66 casos;

Araguaína: 25 casos;

Porto Nacional: 13 casos;

Gurupi: 7 casos;

Peixe: 6 casos;

Campos Lindos: 5 casos.

 

De acordo com o coordenador da Energisa, Júlio César Moura, além de causarem um risco para os motoristas, passageiros e pedestres, os acidentes ocasionam danos a sociedade em geral, como interrupção no fornecimento de energia elétrica.

 

“O processo de substituição de um poste danificado por abalroamento causa transtorno à população por interromper o fornecimento de energia na região, podendo afetar escolas e hospitais, por exemplo. O processo de substituição pode levar algumas horas para ser concluído pois, além de perícia da polícia local a depender da gravidade do acidente, é necessária a reconstrução de trechos da rede elétrica arrancada”, explicou.

 

O Coordenador reforçou ainda o cuidado para que situações assim não cheguem a acontecer “No trânsito, é importante manter a atenção total e respeitar a sinalização e velocidade das vias. E caso aconteça um acidente envolvendo postes, e observar cabos rompidos no chão ou sobre o veículo a orientação é não sair do carro, pois o local pode estar energizado”, pontua.

 

Dicas de segurança

 

Caso você se envolva ou presencie um acidente de trânsito com poste de energia elétrica, é importante manter a calma e acionar o Corpo de Bombeiros (193) e a Energisa (0800 721 3330). Confira abaixo algumas dicas que podem fazer toda a diferença na segurança das pessoas em casos como este:

 

- Caso você identifique é seguro, permaneça dentro do veículo;

- Não toque no poste ou nos fios elétricos: Mesmo que pareçam inofensivos, os fios podem estar energizados e representar um risco à vida;

- Se houver água no local, ou estiver chovendo, mantenha-se dentro do veículo. Se estiver presenciado um acidente, mantenha-se afastado para evitar a condução de eletricidade;

- Espere pela ajuda especializada: Somente profissionais capacitados devem se aproximar do local do acidente para realizar os procedimentos de segurança;

- Não utilize ou toque em qualquer objeto metálico para tentar se desvencilhar do poste ou dos fios;

-  Caso veja uma colisão envolvendo postes e fios elétricos, mantenha-se afastado e entre em contato com Corpo de Bombeiros (193) e a Energisa (0800 721 3330)

- Caso presencie um acidente desse tipo, informe às pessoas próximas sobre os riscos e instrua-as a manterem distância;

- Dirija com responsabilidade e atenção, respeitando as normas de trânsito, para evitar acidentes.

Comentários (0)