Com mais de 500 mulheres atendidas desde segunda-feira, 21, a ação alusiva ao Outubro Rosa, realizada no Jardim Taquari, em Palmas, foi encerrada. A iniciativa, voltada para a conscientização e a prevenção, foi promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais, e contou com parceiros como o Hospital de Amor, que levou sua Carreta do Amor disponibilizando exames de mamografia e papanicolau no local do evento.
Para a primeira-dama e titular da pasta, Karynne Sotero, a ação reforça o compromisso do Governo do Tocantins de promover mais acesso e conscientização sobre a saúde feminina. “Ver tantas mulheres se cuidando é motivo de gratidão. Nosso objetivo é conscientizar, apoiar e garantir que todas tenham acesso aos exames necessários para a prevenção. O Outubro Rosa é mais que uma campanha, é uma oportunidade de salvar vidas", enfatizou.
O local escolhido foi o setor de chácaras situado na região conhecida como Capadócia. A líder comunitária Lucidalva Rodrigues, que esteve à frente na mobilização das mulheres da região, ressaltou a importância da ação para as moradoras. “Foi uma bênção para as mulheres da nossa comunidade, muitas delas sem condições nem de pagar um passe de ônibus para fazer um exame lá no centro. Ter a Carreta do Amor aqui na nossa porta, trazendo exames tão importantes, trouxe vida para a nossa comunidade. Ver a primeira-dama presente, abraçando cada uma de nós, foi um gesto muito lindo. Mais de 500 mulheres foram atendidas, e agora já estão se cuidando. Só posso agradecer a cada pessoa envolvida, a nossa primeira-dama e ao Governo do Tocantins por essa atitude tão positiva”, declarou.
Para a dona de casa Marilda Rosário Marques, de 55 anos, a ação foi a oportunidade que ela precisava para fazer seus exames de Papanicolau e Mamografia. "Fazia dois anos que eu não conseguia fazer meus exames. Nos postinhos, demora muito, é sempre uma dificuldade. Mas com a Carreta do Amor aqui foi uma bênção! Eu não esperava conseguir fazer tudo de uma vez: exames, arrumar o cabelo e a sobrancelha. Me senti uma princesa", contou. Ela ainda reforçou a importância de cuidar da saúde. "Já tive um caso de câncer na família e falei pra todo mundo: gente, a saúde é muito mais importante que qualquer coisa. Foi um presente!"
Outubro Rosa
O principal objetivo da campanha Outubro Rosa é alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. No Tocantins, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, com 290 casos diagnosticados em 2023 e 69 novos casos até outubro de 2024, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO).
A ação contou ainda com outros serviços gratuitos, como teste de glicemia, aferição de pressão e auriculoterapia. As mulheres da comunidade também puderam aproveitar serviços de beleza como corte de cabelo, hidratação e design de sobrancelhas realizados pela equipe da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas). Outros parceiros da ação foram Energisa, Liga Feminina de Combate ao Câncer, e as secretarias da Comunicação (Secom) e da Governadoria (Segov).
Comentários (0)