Um total de 7.456 candidatos estão confirmados para a prova objetiva do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), que será aplicada neste domingo, 5 de outubro, em Palmas, Araguaína e Gurupi.
O certame é coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e executado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). A iniciativa busca democratizar o acesso às carreiras públicas federais e fortalecer as ações afirmativas no serviço público.
Entre os inscritos no estado, 4.509 (60,47%) são mulheres e 2.947 (39,53%) são homens. Segundo o MGI, o concurso contribui para a construção de um serviço público mais diverso e representativo.
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, destacou que a pluralidade entre os servidores é essencial para a qualidade das políticas públicas. “Quanto mais diversos forem os servidores e servidoras públicas, mais eles conhecem a nossa realidade, mais eles trazem outras formas de olhar a política pública”, afirmou.
Distribuição das vagas para o estado
O CPNU 2 representa uma oportunidade concreta de ingresso em cargos federais com lotação no Tocantins. Há vaga específica para o estado para a função de Engenheiro Agrônomo no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O interesse da maioria dos participantes, contudo, se volta para oportunidades de âmbito nacional, especialmente para as vagas de nível intermediário voltadas para completar o quadro de servidores das agências reguladoras.
Estrutura de aplicação
Para viabilizar a realização das provas em Tocantins, uma rede de instituições de ensino foi preparada, garantindo infraestrutura adequada, acessibilidade e segurança. A logística contará com fiscais, aplicadores e equipes de apoio, além do monitoramento nacional coordenado pelo MGI e pela Enap, que acompanharão em tempo real a aplicação em todas as regiões do país. Assim como em todo país, as forças de segurança do Estado estão apoiando a realização do CPNU 2, tanto no transporte das provas, como nos locais de sua realização.
CPNU 2 no Brasil todo e cronograma
Com um total de 761.528 inscrições confirmadas em todo o Brasil, o CPNU 2 se consolida como um modelo inovador para democratizar o acesso ao serviço público federal. O certame, que oferecerá 3.652 vagas em 32 órgãos, atraiu candidatos de 4.951 municípios e terá provas aplicadas simultaneamente em 228 cidades.
A lista de convocados para a segunda prova será divulgada no dia 12 de novembro e a prova discursiva será no dia 7 de dezembro.
A primeira lista de pessoas candidatas classificadas no CPNU será divulgada no dia 20 de fevereiro. A partir dessa data, serão feitas três chamadas de confirmação de interesse. Caso algum candidato chamado na primeira lista desista do concurso, ele pode abrir espaço para novos convocados. A lista após a terceira confirmação de interesse será divulgada em 16 de março.
Comentários (0)