Mais de 9 mil absorventes já foram entregues pelo cooperativismo tocantinense

Proposta pelo Sistema OCB/TO, campanha Cooperar Pela Vida segue com arrecadação até final de novembro

Doação da campanha "Cooperar pela Vida" em Araguaína
Descrição: Doação da campanha "Cooperar pela Vida" em Araguaína Crédito: Divulgação/Ascom Sistema OCB/TO

A campanha que mobilizou cooperativas de todo o estado já realizou a entrega de cerca de 9,4 mil absorventes nos municípios de Palmas, Araguaína, Dois Irmãos e Pedro Afonso. A arrecadação, no entanto, segue até novembro, e algumas cooperativas aguardam o final da campanha para realizar as doações nos municípios em que atuam.

 

A motivação foi a pesquisa levantada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, que revelou uma pobreza de gênero, em que meninas e mulheres possuem o desenvolvimento e a saúde comprometidos pela falta de itens adequados para a contenção do fluxo menstrual. Sabendo da necessidade, o Sistema OCB/TO direcionou a campanha permanente, Cooperar Pela Vida, à essa demanda, convidando as cooperativas do Tocantins a doarem absorventes durante os meses de outubro e novembro.

 

O assunto, que ganhou destaque pelo veto à distribuição gratuita para as cidadãs em vulnerabilidade socioeconômica, retomou a esfera pública graças à mobilização popular. “Nós abraçamos essa iniciativa na nossa campanha com o intuito de promover uma discussão em torno desse tema, sem tabu, e assegurar pelo menos um pouco de dignidade para essas meninas e mulheres. Ver esse tema voltar a ser debatido, inclusive como projeto de lei em nosso Estado e observar a movimentação das políticas públicas em alguns municípios são respostas gratificantes”, relata a superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Oliveira.

 

Foram beneficiadas pela Campanha Cooperar Pela Vida, até o momento, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas e de Pedro Afonso (APAE), a Unidade Prisional Feminina de Palmas (UPF), a Secretaria Municipal de Assistência Social de Dois Irmãos e a Casa de Acolhimento Ana Caroline Tenório, de Araguaína.

 

O cooperativismo de todo o estado se mobilizou, e mesmo com 99% dos cooperados do sexo masculino, a Cooperativa dos Mototaxista de Araguaína - Coopermoto, obteve uma arrecadação significativa. “A gente está muito feliz de poder participar envolvendo os cooperados nessas ações sociais, por que nós também fomos vítimas de dificuldades durante a pandemia, então é uma forma de a gente estar somando uns com os outros, é uma troca de boas ações que a gente precisa estar colocando em pratica no nosso dia a dia”, contou o presidente da Coopermoto, Deusivan Alves.

 

Como cooperar

 

Toda a comunidade pode realizar a doação de absorventes descartáveis ou reutilizáveis na cooperativa mais próxima até final de novembro. Várias cooperativas pelo Tocantins aderiram à iniciativa que irá entregará a arrecadação às instituições do próprio município.

 

Outra forma de contribuir é disseminando a informação sobre a menstruação a fim de normalizar essa função biológica que é comum a todas. Isso pode ser feito, por exemplo, evitando eufemismos como “estar naqueles dias” e evitando causar constrangimento em meninas que passam pelo período. 

 

Cooperar Pela Vida

 

Outra iniciativa encabeçada pelo Sistema OCB/TO por meio da campanha Cooperar Pela vida é a doação de sangue para a Hemorrede Tocantins. A necessidade de voluntários para doação de sangue é constante e convidamos todos a Cooperar Pela Vida fazendo esse gesto de solidariedade.

Comentários (0)