Mais de 9 mil eleitores do Tocantins tiveram os títulos eleitorais cancelados

Segundo o TRE, para reativar o título eleitoral, o eleitor deve ir ao cartório munido de documento de identificação, um comprovante de residência e preencher o Requerimento...

Títulos foram cancelados
Descrição: Títulos foram cancelados Crédito: Da Web

 

 

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por meio da Seção de Cadastro e Sistemas eleitorais (SECASE), divulgou que 9.219 eleitores tiveram os títulos eleitorais cancelados.
 
As zonas eleitorais com maior quantitativo de cancelamento de títulos foram Palmas (29ª ZE) com 1.639, Araguaína (1ªZE) com 1.153 e em seguida Porto Nacional (3ª ZE) com 499. Em Gurupi (2ª ZE) e Paraíso do Tocantins (7ª ZE) não foram registrados cancelamentos.
 
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Justiça Eleitoral cancelou 1.354.067 títulos dos eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas últimas três eleições até o prazo para regularização expirado no dia 25 de abril.
 
Consequências
 
Além de perder o cadastro na Justiça Eleitoral, o eleitor que não regularizou a situação eleitoral, não poderá obter carteira de identidade, passaporte e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.
 
Reativação de título
 
Para reativar o título eleitoral, o eleitor deve ir ao cartório munido de documento de identificação, um comprovante de residência e preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) e pagar eventuais multas com a Justiça Eleitoral.
 

Comentários (0)