Mais de mil pessoas participaram do 2º Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas

A proposta de transpor as águas do Rio Tocantins para o Rio São Francisco gerou o mais caloroso debate no evento

Eventos foram realizados nesta semana em Palmas
Descrição: Eventos foram realizados nesta semana em Palmas Crédito: Divulgação

O 2º Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Tocantins (ECOBTO) e a Conferência Regional de Mobilização para o 8º Fórum Mundial da Água contaram com a participação de 1.094 pessoas, entre estudantes, professores, membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas, representantes de instituições públicas, servidores públicos, consultores e comunidade, que lotaram o auditório do Palácio Araguaia, em Palmas nos dias 26 e 27.

 

O evento contou ainda com a participação do governador do Tocantins, Marcelo Miranda; de representantes dos Ministérios do Meio Ambiente e da Integração Nacional; da Agência Nacional de Águas; da Secretaria Nacional de Articulação Social; de deputados federais e estaduais e autoridades da área ambiental e recursos hídricos.

 

Na abertura do evento o governador autorizou a constituição da Comissão Pro-Comitê do Rio Palma e, ainda, encaminhou à Assembleia Legislativa um Projeto de Lei alterando a composição do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Tocantins.

 

Transposição do Rio Tocantins

 

A proposta de transpor as águas do Rio Tocantins para o Rio São Francisco gerou o mais caloroso debate no evento. O autor da proposta, deputado Luiz Gonzaga Patriota (PE), foi o único a manifestar-se a favor. Para ele, a obra beneficiaria tanto a bacia doadora de água quanto a receptora, com a geração de empregos e desenvolvimento.

 

Mas os argumentos do deputado foram confrontados com as manifestações que incluíram faixas de protesto e dados técnicos. “O São Francisco não precisa de água do Tocantins, precisa é de gestão eficiente, moderna, atualizada”, fechou o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

 

Ainda no evento, os cinco comitês do Tocantins: Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas; Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves; Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda; Comitê da Bacia Hidrográfica da Bacia do Rio Formoso e Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza expuseram suas melhores práticas e os desafios que enfrentam em suas bacias.

Comentários (0)