Mais dois macacos são encontrados mortos em chácaras do Setor Santa Fé, em Palmas

Neste mês de janeiro já somam quatro macacos encontrados mortos na Capital. Os outros dois foram localizados na mata do Parque Cesamar

Tocantins não registrou casos de febre amarela neste ano
Descrição: Tocantins não registrou casos de febre amarela neste ano Crédito: Divulgação

Nesta segunda-feira, 29, mais dois macacos foram encontrados mortos em Palmas. Os animais foram localizados em áreas verdes no setor Santa Fé, na região Sul da cidade. Uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses esteve nos locais para recolher amostras para realizar a necropsia nos macacos. Os corpos dos animais serão ainda encaminhados a um laboratório no Pará para serem submetidos a exames para febre amarela.

 

Neste mês de janeiro já somam quatro macacos encontrados mortos na Capital. Os outros dois foram localizados na mata do Parque Cesamar. A morte desses animais são um alerta que pode indicar a circulação do vírus da febre amarela na região, já que os macacos, assim como os humanos, também são vítimas do mosquito transmissor da doença.

 

Vacina

 

Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema de dose única contra a febre amarela, recomendado a partir de 2014 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Uma dose é suficiente para proteger a pessoa durante toda a vida. Quem já foi imunizado uma vez não precisa tomar novamente.

 

Mas os recentes casos de mortes por febre amarela em estados como Minas Gerais e São Paulo têm resultado numa grande procura por vacina nos postos de saúde em todo o país. No entanto, em Palmas, a Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que não há motivos para pânico e nem correria aos Centros de Saúde da Comunidade, uma vez que o Tocantins sempre fez parte da área com recomendação de vacinação, o que significa que a população já é imunizada.

 

A Secretaria de Estado da Saúde também informou que no ano de 2017 houve uma confirmação de morte por febre amarela silvestre em humano, não vacinado, vindo do Rio de Janeiro, mas que há 17 anos o Tocantins não registrava caso de morte por febre amarela em humano. O Estado ainda esclareceu que não há recomendação de fracionamento de doses da vacina de febre amarela no Tocantins e que a mesma está disponível nas salas de vacina do Estado.

Comentários (0)