Marinha do Brasil abre processo seletivo para Categoria de Prático

Estão sendo oferecidas 206 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 26 de novembro, com pagamento de taxa de R$ 250,00.

A Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil representante da Autoridade Marítima para a Segurança do Tráfego Aquaviário, publicou o Edital relativo ao Processo Seletivo à Categoria de Praticante de Prático/2012, disponível em www.dpc.mar.mil.br.

 

O Processo Seletivo destina-se a ocupar 206 vagas de Praticante de Prático nas zonas de praticagem (ZP) do País, número de vagas que, conforme regras do Edital, poderá aumentar. As inscrições estarão abertas desde o dia 7 de novembro e encerram às 16:00 horas de 26 de novembro de 2012, sendo R$ 250,00 o valor da taxa de inscrição.

 

Praticante de Prático é o aquaviário selecionado exclusivamente por meio de Processo Seletivo conduzido pela DPC, aspirante à categoria de Prático. O Prático, por sua vez, é o profissional aquaviário que assessora o Comandante quando navegando em regiões (zonas de praticagem) onde as peculiaridades locais dificultam a livre e segura movimentação de embarcação, como em portos, baías, rios e canais.

 

Etapas

Para tornar-se Prático não basta ao candidato apenas lograr êxito no Processo Seletivo. Depois de selecionado e devidamente certificado como Praticante de Prático, é obrigado a cumprir, com sucesso, um programa de treinamento, com duração de 12 a 15 meses, na ZP para onde foi distribuído e ser aprovado em exame de habilitação aplicado pela Capitania dos Portos com jurisdição sobre a ZP.

 

O Praticante de Prático e o Prático não são militares ou servidores/empregados públicos, assim como não exercem função pública. O Prático trabalha na iniciativa privada, normalmente de forma individual ou em sociedade, sendo sua remuneração basicamente dependente dos serviços realizados para as empresas de navegação.

 

Requisitos:

a) Ser brasileiro (ambos os sexos), com idade mínima de 18 (dezoito) anos completados até 03 de outubro de 2013;

b) Possuir curso de graduação (nível superior: bacharelado, tecnologia ou licenciatura) oficialmente reconhecido e concluído até 28 de agosto de 2013;

c) Ser aquaviário da seção de convés ou de máquinas e de nível igual ou superior a quatro (4), Prático ou Praticante de Prático até 28 de agosto de 2013; ou pertencer ao grupo de amadores, no mínimo da categoria de Mestre-Amador, até a data de encerramento das inscrições (26 de novembro de 2012), inclusive conforme a correspondência com as categorias profissionais estabelecida nas “Normas da Autoridade Marítima para Amadores, Embarcações de Esporte e/ou Recreio e para Cadastramento e Funcionamento das Marinas, Clubes e Entidades Desportivas Náuticas (NORMAM-03/DPC), também disponível em www.dpc.mar.mil.br;

d) Não ser militar reformado por incapacidade definitiva ou civil aposentado por invalidez;

e) Estar em dia com as obrigações militares, para candidatos do sexo masculino;

f) Estar quite com as obrigações eleitorais;

g) Possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);

h) Possuir documento oficial de identificação válido e com fotografia;

i) Efetuar o pagamento da taxa de inscrição; e

j) Cumprir as normas e instruções para o Processo Seletivo.

O Processo Seletivo estabelece a realização de uma prova escrita objetiva, prova de títulos, prova prático-oral, seleção psicofísica, teste de suficiência física e apresentação de documentos.

O conteúdo programático para as provas escrita e prático-oral e a bibliografia sugerida para o estudo constam do Edital, sendo fundamental que o candidato detenha sólidos conhecimentos da língua inglesa, escrita e falada, capacitação imprescindível para a prestação de serviços de praticagem.

 

Com informações da Ascom/Marinha-TO

Comentários (0)