A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 4º Distrito Naval, retomou as operações de mergulho no Rio Tocantins neste sábado, 28, após o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmar, na sexta-feira, 27, a estabilidade da estrutura remanescente da ponte Juscelino Kubitschek. As buscas seguem com apoio de drones subaquáticos, helicópteros e embarcações, e contam com 87 militares em campo. De acordo com uma nota da Marinha destinada à imprensa, até o momento, foram confirmados nove óbitos, e oito pessoas permanecem desaparecidas.
Ainda segundo o documento, A MB manteve as rotinas de verificação das condições da água realizadas pelos militares especialistas em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica. Os resultados demonstraram não haver contaminação por agentes químicos ou defensores agrícolas e confirmaram as condições favoráveis para as atividades de mergulho.
A operação, que emprega tecnologias avançadas como o “Sidescan Sonar” e drones subaquáticos, localizou pertences, uma placa de automóvel e um veículo submerso. Neste domingo, 29, as equipes concentrarão esforços no resgate de uma caminhonete submersa. Em seguida, as buscas serão concentradas na área mais próxima à margem do rio.
A Marinha coloca, à disposição do cidadão, os telefones do Disque Emergências Marítimas e Fluviais (185) e da Capitania dos Portos do Maranhão, 0800-098-8432 e (98) 2107- 0121, para receber informações a respeito de qualquer situação que possa comprometer a salvaguarda da vida humana nas vias navegáveis ou que represente risco de poluição ambiental. Caso um dos desaparecidos seja avistado, o Corpos de Bombeiros também pode ser acionado pelo número 193.
Comentários (0)