Médico Dráuzio Varella palestra na abertura da 1ª Semana da Saúde do judiciário

O médico abriu a 1ª Semana da Saúde do Poder Judiciário do Tocantins nesta segunda. Varella ministrou a palestra “O Estresse” para magistrados, servidores e público geral

Dráuzio ministra palestra sobre saúde mental
Descrição: Dráuzio ministra palestra sobre saúde mental Crédito: Foto: Divulgação

O médico e escritor Dráuzio Varella abriu a 1ª Semana da Saúde do Poder Judiciário do Tocantins na manhã desta segunda-feira, 29, com a palestra “O Estresse”, para um auditório lotado por magistrados, servidores e comunidade. Dráuzio Varella parabenizou a iniciativa do Tribunal de Justiça do Tocantins e afirmou que “atitudes como esta tem efeito multiplicador muito grande. Hoje o homem não tem mais tempo para nada, não tem mais tempo para a vida pessoal e precisamos repensar isso”.

 

O médico abordou em sua palestra os desafios do ser humano em mundo cada vez mais moderno. Em sua opinião, “o tempo inteiro (do homem moderno) é dedicado ao trabalho, à internet, aos e-mails, aos compromissos familiares e oficiais... gerando estresse contínuo. E o tempo para descontrair, para fazer exercício, pensar um pouco mais na vida, ter um convívio social com amigos e familiares é cada vez mais restrito. E isso cria uma pressão grande, com repercussões importantes para a saúde”.

 

Segundo Dráuzio, 52% dos brasileiros estão acima do peso. E a obesidade no país atinge pelo menos 15% da população. O médico considera o diabetes e as doenças cardiovasculares, causadas por má alimentação e falta de exercício físico, as maiores consequências do estresse, como as grandes epidemias da era moderna.

 

Atenção à saúde

Na abertura oficial da 1ª Semana da Saúde, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ronaldo Eurípedes ressaltou a atenção à saúde no âmbito do Judiciário. “Estamos atentos aos motivos do absenteísmo já identificados pela Diretoria de Gestão de Pessoas em decorrência de problemas de saúde”.

 

Combate às drogas

A programação continua à tarde. Profissionais da Psicologia, Psiquiatria e Serviço Social irão compor uma mesa redonda com debates voltados para o tema “Combate às Drogas”.

 

Roberto Shinyashiki ministra palestra

No segundo dia, a programação inclui a palestra intitulada “O ser humano dentro das organizações”, ministrada pelo psiquiatra Roberto Shinyashiki pela manhã.

 

No período da tarde, o público receberá a médica e consultora do programa Bem Estar (TV Globo), Ana Escobar, para palestra sobre “Gerenciamento das emoções no trabalho e qualidade de vida”.

 

Além das palestras, durante os dois dias também serão realizadas terapias complementares e técnicas manuais na área de Fisioterapia, entre elas: Lian Gong, exercícios da medicina chinesa voltados à circulação sanguínea; Ginástica holística, para o estímulo da consciência corporal e alívio de tensões; Shiatsu, terapia oriental para o reequilíbrio das energias; Yoga, com meditação e técnicas de respiração; Ventosaterapia, para liberação de toxinas do organismo; e RPG, uma técnica de tratamento para o sistema muscular e esquelético.

 

A organização também disponibilizará stands com prestação de serviços de saúde aos servidores, como laboratório, vacinas e exames oftalmológicos.

 

(Com informações da Cecom TJTO)

 

Comentários (0)