Treinamento presencial de mesários que vão atuar em Palmas começa nesta quarta, 18

O foco dos treinamentos são os presidentes e 1º mesários das Mesas Receptoras de Votos (MRV); o treinamento está acontecendo em todas as 33 zonas eleitorais do Tocantins e ocorre até o próximo dia 20

Crédito: Divulgação

Mais de 16 mil mesários que vão atuar nas Eleições Municipais de 2024  no Tocantins estão sendo treinados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO). Com foco nos presidentes e 1º mesários das Mesas Receptoras de Votos (MRV), o treinamento presencial começou nas semana passada e segue até o dia 20 de setembro nas 33 zonas eleitorais do estado. Em Palmas, o treinamento presencial de mesários ocorre nesta quarta, 18, e quinta, 19, no auditório da Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso.

 

Na Capital, o evento capacitará também a equipe de apoio logístico responsável pela administração dos 85 locais de votação na capital. O treinamento será conduzido pelo juiz eleitoral Gil de Araújo Corrêa e pela equipe do Cartório Eleitoral da 29ª Zona. Durante o evento, serão repassadas instruções técnicas e legais para garantir o bom desempenho dos mesários, além de um treinamento prático com urnas eletrônicas e demais materiais usados no processo eleitoral.

 

 

 Capacitação remota

Mais de 1.500 mesários foram convocados, e aqueles que desempenharão outras funções passarão por capacitação remota ou em reuniões menores realizadas na sede do cartório eleitoral, em Palmas.

 

Além disso, devido à limitação de espaço no auditório e à agenda apertada do calendário eleitoral, a Justiça Eleitoral tocantinense irá gravar a capacitação, possibilitando que o material seja utilizado em futuros treinamentos. Caso aprovado, o conteúdo ficará disponível no acervo de capacitação do Tribunal e poderá ser acessado por servidores de outras unidades eleitorais do estado.

 

Os mesários são essenciais nas eleições, pois são os responsáveis pela ordem e os facilitadores na hora do exercício do voto. 

 

Na capacitação dos mesários, estão sendo abordadas instruções técnicas e legais, treinamento prático com urnas eletrônicas e outros materiais eleitorais, além de capacitação com todos os procedimentos realizados antes, durante e após da votação, e treinar para alguma eventual interferência especial que venha acontecer quando o eleitor exercer o voto.

 

Apoio logístico

Também passam por treinamentos as 9.844 pessoas que vão atuar como apoios logísticos. Esta equipe faz o trabalho de apoio, são administradores de prédio, coordenador de acessibilidade, apoio na fiscalização, apoio de transmissão de boletim, apoio central de comunicação, motoristas, equipe de suporte, entre outros.

 

Mesas receptoras

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) define como Mesas Receptoras de Votos (MRV) o grupo de eleitoras e eleitores convocados pela Justiça Eleitoral ou voluntárias e voluntários que atuarão nas eleições. Toda seção eleitoral corresponde a uma mesa receptora de votos, estabelecido no artigo 119 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65).

Comentários (0)