Mesmo dispensados de votar, eleitores com até 105 anos dão exemplo de cidadania no TO

Em Formoso do Araguaia, o indígena Pedro Rabuenona Javaé, de 105 anos, deu seu exemplo de cidadania ao comparecer ao cartório para se recadastrar e retirar um novo título

Aos 105 anos, Pedro Javaé compareceu ao cartório de Formoso
Descrição: Aos 105 anos, Pedro Javaé compareceu ao cartório de Formoso Crédito: Foto: Gabriela Almeida

Mesmo dispensados de comparecer à seção de votação, os eleitores com mais de 70 anos têm comparecido aos Cartórios Eleitorais do Tocantins para realizar o cadastramento biométrico. É o caso da dona Hercília Maria de Jesus, de 75 anos, que compareceu nesta semana à Zona Eleitoral de Arapoema para coleta das digitais e a impressão de um novo título. Ela conta que acha importante exercer a cidadania e escolher seus representantes. "Precisamos participar da vida política da nossa cidade e esse é o exemplo que quero dar aos meus netos", disse.

 

O trabalhador rural, Francisco do Nascimento, de 71 anos, também compareceu ao atendimento itinerante em Bielândia, distrito do município de Filadélfia, para o cadastramento. "Mesmo não precisando votar quero continuar escolhendo os políticos que vão me representar", destacou.

 

Em Formoso do Araguaia, o indígena Pedro Rabuenona Javaé, de 105 anos, deu seu exemplo de cidadania ao comparecer ao cartório para se recadastrar e retirar um novo título.

 

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargadora Ângela Prudente ressaltou que é importe essa parcela da população participar do processo eleitoral, "pois eles também precisam das políticas públicas desenvolvidas pelos governantes", explicou.

 

Os eleitores com mais de 60 também têm prioridade na escolha da Seção de Votação, bem como no atendimento na hora de votar. A última fase da Biometria no Tocantins teve início no dia 1° de fevereiro e até agora, mais de 26 mil eleitores com mais de 60 anos compareceram para o cadastramento biométrico.

Comentários (0)