Metrologia fiscaliza funcionamento de sete radares eletrônicos em Palmas

As verificações de medidores de velocidade ocorrem anualmente. Contudo, também podem ser realizadas sob demanda, em conformidade com a permissionária

A verificação periódica acontece no decorrer do ano
Descrição: A verificação periódica acontece no decorrer do ano Crédito: Divulgação/AEM-TO

Durante esta semana, de 19 a 23 de novembro, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Tocantins (AEM-TO) está realizando operações de Verificação Periódica e Verificação Pós Reparo dos radares de trânsito de Palmas que monitoraram o tráfego de veículos e identificam quando um deles circula acima do limite estabelecido para a via.

 

Para o funcionamento, os radares devem ter seu modelo aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), atendendo à legislação metrológica em vigor e aos requisitos estabelecidos na resolução do Contran. Na cidade de Palmas, estão instalados radares que fiscalizam os motoristas e servem de controle de velocidade para veículos automotores.

 

Conforme a AEM-TO, o objetivo da ação é atestar a leitura dos medidores de velocidade para veículos automotores em conformidade com a velocidade permitida nas rodovias, bem como verificar se a velocidade que os radares marcam dos veículos que estão passando por ele está correta e se estão de acordo com o verificado Inmetro. Nesta ação estão sendo verificados sete radares. O último equipamento a ser verificado fica no cruzamento da Avenida Theotônio Segurado com a LO-13, próximo à Defensoria Pública.

 

A verificação periódica acontece no decorrer do ano, vistoriando todos os equipamentos instalados. Já a Verificação Pós Reparo tem relação com as interferências externas que o aparelho pode sofrer, a exemplo dos raios que podem atingir os radares e interferir na medição. “Durante o período chuvoso e com a grande incidência de raios no Tocantins, é importante atestar os equipamentos para assegurar a eficácia”, aponta o coordenador de instrumentos da AEM, Luis Fernando da Silva Lima.

 

De acordo com o diretor técnico da AEM, Jailes Oliveira de Almeida, a fiscalização é de extrema importância. “As barreiras eletrônicas visam controlar a velocidade dos veículos e é fundamental que o medidor esteja marcando de forma correta, atestando a real velocidade dos veículos automotores”, pontua o diretor.

 

Para fazer a vistoria dos radares, um veículo oficial da AEM passa pelo medidor de velocidade, em média cinco vezes, com um aparelho que é calibrado pelo Inmetro e que ao passar pela barreira eletrônica, compara a velocidade fornecida pelo radar com a do veículo. De acordo com os dados encontrados na vistoria, com base nessa equiparação, o radar pode ser aprovado ou reprovado.

 

Quando ocorre a reprovação dos medidores de velocidade, eles não podem ser utilizados até que a empresa responsável realize as adequações necessárias. Posteriormente, é necessária nova vistoria para identificar a correção do erro e se o radar está dentro dos parâmetros de aprovação.

 

As verificações de medidores de velocidade ocorrem anualmente. Contudo, também podem ser realizadas sob demanda, em conformidade com a permissionária.

 

Segurança em primeiro lugar

 

As velocidades permitidas nas rodovias são calculadas com base em diversos fatores, dentre eles a presença ou não de pedestres, a proximidade com áreas escolares ou hospitais, as curvas, declives e aclives que têm relação direta com a visibilidade e a segurança de tráfego na via.

 

De acordo com a presidente da AEM, Débora Batista Almeida Vasconcelos Miola, o perfeito funcionamento das barreiras eletrônicas é, também, um item de segurança para quem dirige, mantendo o motorista atento aos limites da via. “As velocidades permitidas são determinadas considerando a segurança do trânsito e dos motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas. É de extrema importância que os radares estejam em perfeito funcionamento”, destaca a presidente.

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