"Meu propósito é unir forças às demais conselheiras", afirma presidente do Cedim-TO

Advogada Stella Bueno assume mandato até 2026, com foco no fortalecimento das políticas públicas e no combate à violência de gênero

Crédito: Reprodução/Instagram/Montagem T1

O Instituto Brasileiro de Direito de Família do Tocantins (Ibdfam) está à frente da presidência do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Tocantins (Cedim/TO). A advogada Stella Bueno, que representava o Ibdfam no órgão como vice-presidente, assumiu a presidência após a saída da titular, Berenice Barbosa. O mandato à frente do Cedim/TO segue até agosto de 2026.

 

A posse e eleição da primeira diretoria para o mandato 2024-2026 ocorreram no Palácio Araguaia, marcando a reinstalação do Conselho. Na ocasião, foram empossados 20 conselheiros, com composição paritária: dez representantes de secretarias do Poder Executivo Estadual e dez representantes de entidades da sociedade civil organizada.

 

A secretária da Mulher, Larissa Rosenda, foi indicada pelo governador Laurez Moreira para compor o conselho, ocupando a vaga anteriormente pertencente a Berenice Barbosa como conselheira titular. A indicação já foi publicada no Diário Oficial do Estado.

 

Ao T1, Stella Bueno destacou o papel do Ibdfam: "O Instituto Brasileiro de Direito de Família existe há mais de 20 anos, sendo uma entidade técnico-científica sem fins lucrativos reconhecida pelo Ministério da Justiça como de Utilidade Pública Federal, atuando como força representativa nas questões pertinentes às famílias brasileiras, sobremaneira a defesa dos direitos das mulheres e suas transversalidades".

 

Ela reforçou ainda que o Ibdfam reconhece a violência contra as mulheres como problema múltiplas dimensões e que não pode ser tratada apenas como problema de justiça criminal. “Ao assumir a presidência do Conselho Estadual de Direitos da Mulher do Tocantins, reforço o compromisso do Instituto no fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção e à liberdade das mulheres, com foco absoluto no combate à violência de gênero”, disse.

 

Stella Bueno, que também preside a Comissão de Violência de Gênero do Ibdfam no Tocantins, traçou seus objetivos à frente do Conselho: "Meu propósito é unir forças às demais conselheiras para reestruturar o Cedim/TO de forma que ele seja um instrumento transformador da triste realidade das mulheres em situação de violência em nosso estado, garantindo que cada uma delas encontre amparo, escuta e justiça — não apenas nas leis, mas na vida real".

 

Funcionamento e atribuições

O Cedim/TO é um órgão colegiado, consultivo, deliberativo, fiscalizador e normativo, vinculado à Secretaria Estadual da Mulher. Suas competências, definidas pela Lei Estadual nº 4.237/2023, incluem propor políticas para a igualdade de gênero, receber e examinar denúncias de violação dos direitos da mulher e atuar junto aos Poderes do Estado.

 

As reuniões do plenário são mensais e, embora não sejam abertas ao público em geral, o Conselho pode convidar profissionais de áreas técnicas específicas para contribuir com os debates. Por não possuir sede própria, os encontros costumam ocorrer na sala de reuniões do Palácio Araguaia.

 

Comentários (0)