Palmas sedia na segunda, 18, e terça-feira, 19, o II Encontro de Gestores Municipais de Cultura do Tocantins. O evento integra a programação da Semana do Patrimônio Cultural do Tocantins, que é uma ação conjunta do Ministério da Cultura, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Superintendência do Tocantins (IPHAN-TO) e da Secretaria de Estado da Cultura do Tocantins (Secult-TO). O encontro, por sua vez, é de iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Articulação Federativa e Comitês de Cultura (SAFC) e da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC).
Além das atividades em Palmas, o Ministério da Cultura também participa, na terça-feira, 19, da inauguração da sede do Escritório Modelo de Conservação do Tocantins – Conviver, em Porto Nacional, a 50 quilômetros da Capital. O projeto do IPHAN, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), tem apoio das Prefeituras de Porto Nacional e Natividade (TO). Em Porto, a programação inclui cortejo cultural, visita ao Casarão 1810 e agenda social na sede do Pontão de Cultura Tambores do Tocantins/Comsaúde, fortalecendo a integração entre políticas culturais e iniciativas comunitárias do Tocantins. Além do Pontão de Cultura, o Comitê de Cultura no Tocantins participa da organização da do evento.
O encontro em Palmas
O encontro tem como focos o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC), oficinas para implementação da Política Nacional Aldir Blanc e como integrá-la à Política Nacional de Cultura Viva (PNCV). O objetivo é apoiar gestores públicos municipais na elaboração e execução dos Planos de Aplicação de Recursos (PAR) e ampliar a articulação entre municípios, estado e União para o fortalecimento das políticas culturais.
“O Encontro é um momento estratégico para fortalecer a rede de gestão cultural em todo estado do Tocantins. O compromisso do Ministério da Cultura é trabalhar lado a lado com gestores municipais para garantir que a cultura seja um direito efetivo e um vetor de desenvolvimento e inclusão, produtiva e cidadã, nos territórios. Essa é também a lógica de gestão sistêmica que estamos estruturando por meio do Sistema Nacional de Cultura, que só faz sentido se for consolidado de forma efetiva nas cidades, por meio do pacto federativo”, afirmou a secretária de Articulação Federativa e Comitês de Cultura, Roberta Martins.
Para a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg, o evento também será um momento importante para fortalecer a articulação com os gestores do estado e dos municípios de Tocantins sobre a organização da 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura, que será em março de 2026.
“A Cultura Viva é um modelo de parceria público-comunitária. Trabalhamos em articulação com os entes federados e a sociedade civil há mais de 20 anos. Encontros como este são importantes para fortalecer essa rede. Estamos em um momento de execução dos recursos da Aldir Blanc na Cultura Viva e de tecer o maior encontro dos Pontos de Cultura do Brasil: a 6ª Teia Nacional. É preciso mobilizar os estados, DF e municípios para a construção da política nacional de base comunitária no âmbito do Sistema Nacional de Cultura”, destacou.
Durante todo o evento, haverá um estande do Ministério da Cultura para atendimentos individuais a gestores municipais de cultura, com orientações personalizadas. Técnicos dos órgãos municipais de cultura também poderão participar de todas as atividades e oficinas.
Programação
II Encontro de Gestores Municipais de Cultura do Tocantins
Palmas (TO)
Segunda-feira (18)
08h às 12h – II Seminário de Arquivos Históricos Documentais do Tocantins – IFTO Palmas
14h às 17h – Mesa de Abertura e Oficina: “Desafios e implementação do Sistema Nacional de Cultura” – UFT Palmas
18h30 às 21h30 – Abertura Oficial Semana do Patrimônio Cultural do Tocantins – Auditório do Senac Palmas
Terça-feira (19)
08h às 12h – Oficinas do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural – IFTO Palmas
14h às 18h – Oficinas para implementação da Política Nacional Aldir Blanc e integração com a Política Nacional de Cultura Viva – UFT Palmas
Inauguração da sede do Escritório Modelo de Conservação do Tocantins – Conviver
Porto Nacional (TO)
Terça-feira (19)
09h – Inauguração da sede do Escritório Modelo de Conservação do Tocantins – Conviver
09h30 – Cortejo Cultural e visita ao Casarão 1810
10h – Agenda social com movimentos culturais e entidades civis – Pontão de Cultura Tambores do Tocantins/Comsaúde
Comentários (0)