O Fundo Estadual de Saúde do Tocantins recebeu R$ 250 mil do MS - Ministério da Saúde para o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das DCNT - Doenças Crônicas Não Transmissíveis. O recurso será investido, a partir de março deste ano, no fortalecimento e implementação das ações previstas para o combate a enfermidades como câncer, diabetes, infarto, acidente vascular cerebral e doenças respiratórias.
Em todo o Estado, cerca de 267 pessoas morreram por doenças crônicas em 2009. Segundo a técnica da Gerência de Doenças Crônicas da Sesau, Cleudemar Gonçalves, os profissionais de saúde dos municípios serão capacitados e também haverá a distribuição de material educativo. “Nosso objetivo é informar a população sobre a promoção da saúde e prevenção dessas doenças”, ressalta.
Hábitos como sedentarismo, alto consumo de álcool, tabagismo e alimentação pobre em nutrientes são os principais fatores de risco que levam ao desenvolvimento de doenças crônicas. “Muitas pessoas têm uma predisposição genética a essas doenças, mas elas podem ser evitadas ou ter seus sintomas amenizados se o paciente procurar cuidar melhor de sua saúde”, afirma Cleudemar.
No Brasil, 255 pessoas para cada grupo de 100 mil habitantes foram vítimas de doenças crônicas em 2011. A meta do MS é reduzir para 196 casos até 2022.
Gabriela Glória / Secom
Comentários (0)