Ministério oferta pós-graduação gratuita sobre proteção de pessoas vulnerabilizadas

São 90 vagas, entre imediatas e cadastro reserva, voltadas a profissionais da segurança pública de todo o país. Formação será a distância, com início previsto para o segundo semestre de 2025

Crédito: Divulgação/SSP-TO

Estão abertas as inscrições para preenchimento de vagas remanescentes no curso de pós-graduação lato sensu em Proteção de Pessoas Vulnerabilizadas, ofertado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Ao todo, são 50 oportunidades imediatas e 40 para cadastro reserva. Podem participar profissionais da área de segurança pública que pertencem ao quadro ativo de corporações como Polícia ou Brigada Militar, Polícia Civil, Técnico-Científica Estadual ou Distrital, Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Federal, Rodoviária Federal e polícias penais federal e estadual.

 

O curso será oferecido na modalidade de Ensino à Distância (EaD) e inclui atividades semanais síncronas e assíncronas. A estrutura curricular abrange 12 disciplinas obrigatórias, com uma carga horária de 360 horas. Com início previsto para o segundo semestre de 2025, a formação se estenderá até 2026, terminando com a defesa pública do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

 

O processo seletivo seguirá a ordem de envio da documentação completa por parte dos interessados e considera o limite de vagas disponíveis. Dessa forma, os primeiros candidatos que encaminharem os documentos exigidos pelo edital serão convidados a efetivar a matrícula. As inscrições devem ser feitas exclusivamente por e-mail, até a próxima segunda-feira, 26, para o endereço espec.ead.vulnerab@ufba.br.

 

A diretora da Escola Superior de Polícia do Tocantins (Espol), Heloísa Godinho, reforça a importância da participação dos servidores da Secretaria da Segurança Público do Tocantins (SSP/TO). “Essa pós-graduação é uma oportunidade valiosa de qualificação voltada a um tema extremamente sensível e necessário. Estimular a formação continuada dos nossos profissionais significa fortalecer a política de proteção às pessoas vulnerabilizadas e melhorar a prestação de serviço à sociedade. Por isso, incentivamos todos os servidores aptos a se inscreverem e aproveitarem essa chance de crescimento”, destacou.

 

As vagas remanescentes são distribuídas entre ampla concorrência e ações afirmativas: 25 destinadas à ampla concorrência, 15 para pessoas negras (pretas e pardas), cinco para pessoas com deficiência e cinco para indígenas, quilombolas, pessoas trans, migrantes, refugiadas ou apátridas em situação de vulnerabilidade.

 

O edital completo está disponível no site da Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio deste link. Para esclarecimento de dúvidas, a Diretoria de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) está disponível pelo telefone (61) 2025-9411.

Comentários (0)