O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, garantiu à senadora Kátia Abreu nesta sexta, 6, o atendimento de pedido da parlamentar para a destinação de um trator e uma retroescavadeira para 23 municípios do Estado (totalizando cerca de 70 máquinas) fazerem tanques escavados para a produção de peixe. A senadora Kátia Abreu priorizou no pedido ao ministro a entrega de máquinas a municípios mais próximos das industrias frigoríficas de peixe e que tenham forte vocação para a piscicultura. O anúncio foi feito no lançamento do edital de licitação para a exploração do Parque Aquicola de Lajeado. “A minha colega de Senado e amiga Kátia Abreu já me chamou de lado e cobrou o maquinário para os tanques escavados. Ela honra seu mandato e se tem algo que ninguém pode negar é que ela luta com unhas e dentes, com garra e determinação para garantir os direitos dos tocantinenses”, salientou o ministro.
Marcelo Crivella ressaltou a importância do peixe como alimento saudável, tanto para combater a obesidade quanto a fome. Ao descrever o potencial dos 263 lotes aquícolas que serão licitados para criação de espécies como pacu, pirapitinga, pirarara, lambari e tambaqui, o ministro fez uma expectativa de produção de 25 milhões de toneladas por safra, que gerarão renda de cerca de R$125 milhões para o Estado. O ministro também ressaltou as condições favoráveis à produção criadas no governo Dilma com o Plano Safra Pesca e Aquicultura, que simplificou o licenciamento ambiental, criou linhas de crédito especiais e fornece assistência técnica e qualificação profissional em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, presidido por Kátia Abreu.
O Parque Aquícola de Lajeado, no lago da UHE Luís Eduardo Magalhães (Lajeado) levará o nome do governador Siqueira Campos,. O nome do parque, outrora conhecido como Parque Aquícola de Lajeado, foi sugerido pela senadora e presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (CNA-FAET), Kátia Abreu, em reconhecimento ao governador e fundador do Estado do Tocantins que sonhou desde a fundação de Palmas com um lago que geraria riquezas.
Kátia Abreu relembrou os 12 anos de luta, dos quais sete ela se dedica particularmente através do seu mandato de senadora em audiências com os Ministérios da Pesca e Aquicultura, Meio Ambiente, Ibama e Embrapa, para que o parque saísse dos sonhos de Siqueira Campos e agradeceu o empenho do ministro Crivella em torná-lo realidade. A senadora também destacou a necessidade de investimentos na cadeia produtora de peixes. “Nós não podemos aceitar que a China que não tem as condições de águas que temos, seja responsável por 60% do peixe consumido no mundo. O Tocantins vai fazer a diferença com os dois rios maiores rios do mundo, com grandes lagos originados pelas hidrelétricas e os rios menores que também são bons para a produção, seremos o principal Estado produtor de peixe do Brasil e do mundo.”
Parques
Os nove parques que comporão o complexo do Parque Aquícola José Wilson Siqueira Campos foram nomeados em homenagem a figuras históricas do Estado, como as missionárias Margarida Lemos Gonçalves e Beatriz Rodrigues da Silva, que nomearão o parque de Tocantínia, Oswaldo Andrade, figura importante na luta pela criação do Estado e emancipação de Porto Nacional, que nomeará um dos três parques da cidade, Antônio Poincaré de Andrade, pai do prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade e do deputado estadual Toinho Andrade, que nomeará outro parque de Porto Nacional e João Cruz, ex-governador do Estado e deputado estadual, que nomeará o parque da sua cidade natal Brejinho de Nazaré.
Ministro atende pedido de Kátia Abreu e máquinas atenderão 23 municípios no TO
Ministro garante atender pedido de senadora Kátia Abreu e destinará cerca de 70 máquinas para 23 municípios próximos de indústrias frigorificas de piscicultura construírem tanques redes...
Comentários (0)