Ministro dos Transportes garante a Miranda andamento de obras de infraestrutura

O governador estava acompanhado do chefe do Escritório de Representação em Brasília, Renato de Assunção; do secretário da Infraestrutura, Sérgio Leão; e dos deputados Josi Nunes e Lázaro Botelho

Miranda é recebido por Maurício Quintella
Descrição: Miranda é recebido por Maurício Quintella Crédito: Foto: Pedro Barbosa

O governador Marcelo Miranda se reuniu nesta quarta-feira, 15, com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella e sua equipe técnica, em Brasília, para tratar das obras de três aeroportos e de rodovias federais que passam pelo Tocantins.

 

Marcelo Miranda pediu a priorização dessas obras nesse novo momento de gestão do governo federal. O ministro reconheceu a importância estratégica do Tocantins para a infraestrutura logística nacional e garantiu a continuidade e a agilidade nos processos relativos às obras que já estão em andamento.

 

Maurício Quintella afirmou que o Tocantins tem portas abertas no Ministério dos Transportes. “O Tocantins é um estado central no país, com grande produção agrícola e por onde passa grande parte das riquezas nacionais. É fundamental que a estrutura avance em aeroportos, portos, estradas e ferrovias. O governador Marcelo Miranda tem as portas abertas no Ministério dos Transportes e, hoje, nós discutimos com as equipes como podemos avançar”, afirmou o ministro.

 

O governador estava acompanhado do chefe do Escritório de Representação em Brasília, Renato de Assunção; do secretário de Estado da Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, Sérgio Leão; e dos deputados federais Josi Nunes e Lázaro Botelho. “O ministro nos deu a certeza de que estamos apresentando bons projetos estruturantes para o Tocantins. A presença da bancada federal aqui, hoje, independentemente da cor partidária, reforça que o nosso intuito, acima de tudo, é fazer avançar esses projetos”, destacou o governador.

 

Aviação Regional 

A ampliação da rede de aeroportos no Tocantins faz parte do Programa de Aviação Regional, criado pelo governo federal, com o objetivo de dotar o Brasil de uma rede de aeroportos regionais operando a preços competitivos. O Tocantins será contemplado com a ampliação e a reforma dos aeroportos de Gurupi e Araguaína, bem como com a construção de um aeroporto em Mateiros, para atender a demanda turística da região do Jalapão.

 

Conforme o governo do Estado, o projeto de Araguaína caminha para a etapa de licitação das obras de adequações na pista, que permitirá a operação de voos de maior porte. Gurupi possui um projeto pronto em fase de estudos para a construção de uma nova pista e a ampliação do terminal de passageiros. Para Mateiros, o projeto está em fase de elaboração e o ministério informou que uma companhia área já manifestou formalmente o interesse de operar voos diretos para o local.

 

Rodovias do Tocantins 

O governador Marcelo Miranda aproveitou a oportunidade para reforçar os pedidos para andamento nas obras pendentes em rodovias do Estado: a duplicação da BR-153, no trecho que liga Aliança à Anápolis; a duplicação da BR-010, no trecho entre Aparecida do Rio Negro e Goiatins; a construção da BR-242, conhecida como Transbananal, que ligará o Tocantins ao estado do Mato Grosso; e o início das obras na ponte de Xambioá. Todas essas obras já têm projetos em andamento no Ministério, em diferentes etapas, algumas com recursos já garantidos.

 

(Com informações da Secom Tocantins)

Comentários (0)