Miracema sedia 1º Encontro Regional do Programa TCE de Olho no Futuro neste sábado

Evento acontecerá das 9 às 17 horas, no Colégio Estadual Tocantins, em Miracema, e reúne 17 instituições parceiras; objetivo é fortalecer as políticas públicas voltadas às crianças de zero a 6 anos

1º encontro acontece em Miracema neste sábado, 30
Descrição: 1º encontro acontece em Miracema neste sábado, 30 Crédito: Divulgação TCE/TO

Acontece neste sábado, 30 de agosto, no Colégio Estadual Tocantins, das 9 às 17 horas, em Miracema do Tocantins, o 1º Encontro Regional do Programa TCE de Olho no Futuro  Aliança pela Primeira Infância. Promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO), o evento abrange, além de Miracema, outros 13 municípios da região do Jalapão. A programação inclui palestras, oficinas temáticas, atendimentos de saúde, serviços jurídicos e sociais, e também de ações, como atividades de ouvidoria e controle social. Confira aqui todos os serviços que serão oferecidos durante os encontros. 

 

 

O encontro em Miracema é o primeiro de um total de seis municípios-polo. Durante os eventos, serão realizadas ações e capacitações voltadas à comunidade promovidas por 17 instituições parceiras. Os outros encontros vão acontecer em Guaraí, no dia 13 de setembro; Dianópolis, dia 20; Gurupi, dia 27; Araguatins no dia 4 de outubro e Araguaína, no dia 18 de outubro.

 

 

Sobre o Programa

O programa busca a atuação dos municípios para fortalecer políticas públicas direcionadas às crianças de 0 a 6 anos, em conformidade com o Marco Legal da Primeira Infância (Lei 1.257/2016). A metodologia aplicada nos encontros regionais estimula a integração entre áreas como saúde, educação, assistência social e gestão pública, favorecendo tanto a troca de conhecimento quanto o planejamento estratégico de ações voltadas a esse período de desenvolvimento das crianças e das famílias.

 

 

Nesse processo, a participação dos agentes públicos será essencial. Eles terão papel central na mobilização de gestores, secretários e profissionais da rede pública na organização das atividades, no apoio às equipes técnicas e no fortalecimento das parcerias locais.

 

 

A iniciativa representa um movimento coletivo para garantir uma infância segura, protegida e cheia de oportunidades no estado do Tocantins.

 

 

Parceiros

Governo do Tocantins; Tribunal de Justiça (TJTO); Ministério Público (MPTO); Defensoria Pública (DPE); Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas); Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju); Secretaria da Educação (Seduc); Secretaria da Saúde (SES); Polícia Militar (PM); Secretaria de Segurança Pública (SSP); Controladoria-Geral da União (CGU); Associação Tocantinense de Municípios (ATM); Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); Federação das Indústrias do Tocantins (FIETO); BRK; Energisa e Hospital de Amor.

Comentários (0)