Miranda fortalece proteção aos recursos hídricos do TO com Pró-Comitê do Rio Palma

Conferência Regional de Mobilização para o 8º Fórum Mundial da Água e 2° Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Tocantins (ECOBTO) acontece nesta segunda e terça, simultaneamente

Miranda assinou o Decreto criando a Comissão Pró-Comitê do Rio Palma
Descrição: Miranda assinou o Decreto criando a Comissão Pró-Comitê do Rio Palma Crédito: Divulgação/Governo do Tocantins

Na abertura da Conferência Regional de Mobilização para o 8º Fórum Mundial da Água e 2° Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Tocantins (ECOBTO), o governador Marcelo Miranda assinou o Decreto criando a Comissão Pró-Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Palma e o Projeto de Lei que altera a composição do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Tocantins (CERH-TO), e acrescenta vagas para os Comitês de Bacias Hidrográficas do Tocantins. A abertura aconteceu na manhã desta segunda-feira, 26, no Palácio Araguaia e contou com a presença da vice-governadora Claudia Lelis, de representantes de diversos órgãos das esferas estadual, federal, prefeitos e outras autoridades.

 

“Abrigamos, aqui, a maior parte da Bacia Tocantins/Araguaia, uma das mais importantes do País. Daí a importância de nos mobilizarmos para sensibilizar a sociedade na busca de caminhos viáveis para a proteção desse recurso”, destacou Marcelo Miranda, citando a importância da criação da Comissão Pró-Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Palmas, que constitui uma antiga demanda dos prefeitos e representantes da região.

 

O ProComitê é um avanço fundamental para a implantação do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Palma, composto por 12 municípios: Paranã, Arraias, Novo Alegre, Lavandeira, Combinado, Aurora do Tocantins, Taguatinga, Conceição do Tocantins, Taipas, Ponte Alta do Bom Jesus, Novo Jardim e Dianópolis – cidades localizadas na região sudeste do Tocantins e que anualmente sofrem com a seca. O fortalecimento dos Comitês faz parte do Plano Estadual de Recursos Hídricos, que incentiva a gestão descentralizada da água.

 

Os dois eventos estão sendo realizados simultaneamente até esta terça-feira, 27, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. O objetivo é discutir assuntos voltados para a temática da água e o meio ambiente com vistas à participação do Estado no 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado nos dias 18 e 23 de março, em Brasília.

 

Recursos Hídricos

 

A titular da pasta do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Luzimeire Carreira, também destacou o potencial hídrico do Estado. “Diante dessa realidade, a missão do Governo é realizar a gestão dos recursos hídricos dentro de uma visão moderna, participativa, compartilhada e descentralizada, alçando a água a um patamar prioritário com políticas públicas eficientes”, destacou lembrando as diversas ações realizadas pelo Governo, na intenção de promover e de proteger o meio ambiente.

 

O coordenador-geral do Fórum Tocantinense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FTCBH), Itamar Xavier, lembrou a importância da realização do 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília. “Esse mês de março tem um simbolismo muito grande para os brasileiros em virtude da realização do 8º Fórum Mundial da Água, com o tema Compartilhando a Água. Pela primeira vez esse evento será realizado no Hemisfério Sul. O momento é oportuno para discutirmos a água exatamente no Brasil, porque já estamos sentindo os efeitos das mudanças climáticas, com consequências danosas em todas as regiões do País”.

 

O representante do Ministério do Meio Ambiente, Edson Duarte, alertou para as questões relacionadas ao clima. “Os efeitos climáticos estão chegando e frustrando muitas atividades de forma assustadora e 20% da população do semiárido terá que abandonar a região pelo agravamento da seca e ninguém poderá prever com segurança o que vai acontecer”, advertiu.

 

Transposição do Rio Tocantins

 

Um dos assuntos mais esperados é a conversa sobre a possibilidade da  trasnposição do Rio Tocantins com o autor da proposta, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), autor do projeto de Lei nº 6569/2003, que prevê a interligação entre o Rio Tocantins e o Rio Preto, afim de propósito de assegurar a navegação desde o Rio São Francisco até o Rio Amazonas.

Comentários (0)