José Wilson Siqueira Campos, homem que marcou a história da política no Brasil, pela criação do mais novo estado brasileiro, completaria hoje, dia 1º, 95 anos de idade. Em memória dessa data, a família realiza na noite desta terça-feira, 1º, no Mosteiro São Bento, na 108 norte, uma missa de celebração pelo seu aniversário.
A missa será marcada por depoimentos de quase todos os governadores do Tocantins, líderes políticos e religiosos de todo Brasil. Primeira secretária de Cultura do Tocantins e uma grande amiga de Siqueira Campos, Kátia Rocha foi responsável por várias missas de seus aniversário em Palmas. “Realizar essa missa de hoje é muito triste, mas ao mesmo tempo de gratidão, por ter conhecido um dos homens mais incríveis. O nome dele era Tocantins”, disse Kátia.
A ex-secretária de Cultura, afirma ainda que Siqueira foi o governador que mais investiu na cultura tocantinense. “Um dia ele me chamou em sua sala e disse: minha filha, construa monumentos, pois eles ficam e homens vão", finaliza Rocha.
Siqueira campos, ficou internado após sentir fortes dores no corpo e morreu no último dia 4 de julho em decorrência de uma infecção generalizada. O primeiro governador do Tocantins nasceu no interior do Ceará, em 1928. Era filho de Pacífico Siqueira Campos e de dona Regina Siqueira Campos. Sua vida foi marcada por muitos desafios.
O homem que fez história no Tocantins ficou órfão aos 12 anos quando sua mãe faleceu durante um trabalho de parto. Passou parte de sua adolescência na ruas. Trabalhou em várias cidades do Brasil, até chegar à cidade de Colinas, no então Norte de Goiás, atual Colinas do Tocantins. Antes, passou pelos estados do Amazonas (onde foi seringueiro), Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Comentários (0)