Morreu no final desta quinta-feira, 28, aos 68 anos, Ademir Barbosa Rêgo. Escritor, jornalista e pioneiro da cidade de Paraíso do Tocantins, Ademir estava em São Paulo para o tratamento de uma leucemia mielóide aguda no Hospital de Câncer de Barretos, onde faleceu.
Natural de Sucupira do Norte, Maranhão, Ademir veio para o Tocantins ainda criança. Em 1970 integrou o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e ajudou a fundar o diretório municipal do partido. Foi assessor em várias instâncias dos poderes Executivo e Legislativo, e exerceu o cargo secretário municipal de Infraestrutura por vários anos.
Como jornalista, Ademir atuou em vários jornais do estado e junto com seu filho Tony Steffen fundou o Portal Surgiu. Em 2013, colaborou com a fundação da Academia de Letras de Paraíso (ALP), da qual ocupou a cadeira de número 12. Já no ano seguinte, lançou sua primeira obra literária: “Casos ao Acaso – Volume I”.
O escritor completaria 69 anos de idade no próximo dia 2 de abril. Ademir Rêgo deixa esposa, quatro filhos e sete netos. O velório está previsto para acontecer a partir das 14 horas desta sexta-feira, 29, na Igreja Assembleia de Deus, na Rua 21 de Abril, em Paraíso do Tocantins.
Paraíso em Luto
O prefeito da cidade de Paraíso, Moises Avelino, decretou luto oficial de três dias pela morte do pioneiro. Em nota o prefeito relembrou as atuações de Ademir como servidor público, ajudando inclusive na construção da BR 153 e lamentou a perda de alguém que ele definiu como um lutador. "Nosso reconhecimento e gratidão valente companheiro, que sempre esteve ao lado de Moisés Avelino e família. Que Deus possa confortar a todos dando força e serenidade, para enfrentar este difícil momento".
Durante o período de três dias, a bandeira de Paraíso do Tocantins ficará a meio mastro em homenagem a Ademir.
Notas de pesar
Várias autoridades lamentaram a perda de Ademir. O Senador Eduardo Gomes (MDB) definiu o momento como sendo de vazio no coração. "Ademir contribuiu de maneira decisiva, honrada e vibrante, com o progresso de Paraíso e do Estado do Tocantins. Por isso mesmo mereceu honrarias importantes ainda em vida, como a Comenda da Ordem do Mérito do Estado do Tocantins e o Prêmio Hall de Honra de Habitat, concedido pela ONU, pelo esforço coletivo de construção de Política Nacional de Desenvolvimento Urbano do Brasil. A seus familiares e amigos, o meu desejo de que as Bênçãos de Deus conforte o coração de cada um de nós e recaia sobre o seu espírito na Glória Eterna".
O Deputado Estadual Valdemar Júnior, também integrante do Movimento Democrático Brasileiro, lamentou a perda do colega de partido. "Uma lamentável perda para todos nós que tivemos a oportunidade de conviver, desfrutar de sua amizade e acompanhar de perto sua trajetória de vida. Neste momento de dor e sofrimento, deixo aqui o meu abraço fraterno à sua esposa, Maria de Jesus, seus filhos e netos. Que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos por esta triste perda”.
O deputado federal Vicentinho Júnior disse que Tocantins perde uma grande referência pessoal e profissional. "Ademir mostrou que é possível noticiar os fatos com ética e imparcialidade. Com pesar e gratidão, presto minha solidariedade a todos os familiares e amigos. Manifesto o reconhecimento de que seu legado contribuiu e seguirá contribuindo, para a formação de várias gerações de tocantinenses." expressou o parlamentar.
Osires Damaso, deputado federal, também expressou suas condolências pelo falecimento do jornalista. "Neste momento de muita dor, me solidarizo com os familiares diante do falecimento de um homem integro e batalhador. Rogo ao Pai para que conforte os corações perante esta perda inestimável."
O Portal T1 Notícias também manifesta pesar pela morte de Ademir e se solidariza com a família e amigos nesse momento de dor.
Comentários (0)