Morre aos 85 anos o ex-governador do Tocantins Moisés Avelino

Uma das principais lideranças políticas na história do estado, ele enfrentava um câncer desde 2019. Família e autoridades lamentam a perda

Crédito: Rogério Ramos/Prefeitura de Paraíso

O ex-governador do Tocantins e ex-prefeito de Paraíso do Tocantins, Moisés Avelino, morreu na madrugada deste sábado, 27, aos 85 anos. A informação foi divulgada por familiares nas redes sociais. A causa da morte não foi informada.

 

Dr Moisés estava internado em um hospital particular de Palmas desde o início de dezembr e enfrentava um câncer nos ossos desde 2019, período em que deixou o cargo de prefeito de Paraíso do Tocantins. 

 

Personalidades políticas do Estado emitiram notas se solidarizando com a perda e destacando a trajetória política de Avelino. Leia as íntegras aqui:

 

O Governo do Estado do Tocantins manifesta profundo pesar pelo falecimento de Moisés Avelino, ocorrido neste sábado, aos 85 anos.

Moisés Avelino teve papel fundamental na história e na consolidação do Tocantins, sendo uma liderança que acreditou desde o início no potencial do estado mais novo do país. Com uma trajetória marcada pelo compromisso público, contribuiu de forma decisiva para o fortalecimento das instituições, a interiorização dos serviços públicos e o desenvolvimento dos municípios tocantinenses.

Médico de formação, exerceu os cargos de governador do Estado, prefeito de Paraíso do Tocantins e deputado federal, além de ter sido uma voz ativa nos movimentos pela criação do Tocantins, deixando um legado de trabalho, diálogo e dedicação ao bem comum.

Neste momento de dor, o Governo do Tocantins se solidariza com os familiares, amigos e todos os tocantinenses que reconhecem em Moisés Avelino um homem público que ajudou a construir os alicerces do nosso Estado.

Governo do Tocantins

 

É com profundo pesar que recebo a notícia do falecimento do ex-governador do Tocantins, ex-prefeito de Paraíso do Tocantins e ex-deputado federal, Moisés Avelino, ocorrido na madrugada deste sábado, 27, em Palmas, aos 85 anos.

O Tocantins perde hoje um dos seus maiores líderes, um homem público que dedicou sua vida ao serviço do nosso povo e deixou um legado que seguirá inspirando gerações. Para mim, ele será sempre governador, um amigo leal e um conselheiro sábio, com quem tive a honra de dialogar e compartilhar ideias sobre o desenvolvimento do nosso estado.

Que Deus o receba em um bom lugar e conforte seus familiares, amigos e todos os tocantinenses que o admiram e reconhecem a grandeza de sua trajetória.

Laurez Moreira

Vice-governador do Tocantins

 

 

Hoje o Tocantins fica mais triste, silencioso, como se uma parte da sua própria história tivesse parado de respirar.

Partiu Dr. Moisés, um dos homens mais importantes que fizeram a transição entre o norte de Goiás e o nosso Tocantins.

Com o Dr. Moisés, vivi embates políticos firmes, duros, mas históricos. Fui eleito prefeito com ele governador, num tempo em que não se disputavam apenas votos, mas projetos e rumos para o Tocantins e para Palmas, que estavam nascendo.

E guardo também o gesto que marcou sua grandeza política: quando deixou de seguir a orientação do seu partido, o PMDB, para apoiar meu pai aos 82 anos para que ele pudesse governar o Tocantins pela última vez. Foi ali que ele mostrou que o seu amor pelo nosso Estado era maior que a fidelidade partidária.

Hoje, o Tocantins perde um patrimônio moral, perde parte viva da sua história.

Descanse em paz, Dr. Moisés.

Eduardo Siqueira Campos
Prefeito de Palmas

 

Moisés Avelino, foi um pioneiro do norte de Goiás, médico radicado em Paraíso. Lutador pela criação do estado do Tocantins. Se elegeu prefeito em 1.982 pela primeira vez. Em 1.990 se elegeu governador pelo PMDB. Um democrata. 
Tive a honra de disputar com ele a eleição de governador. O nosso estado, perde muito com a sua partida. 
Moisés Avelino! Presente!

Célio Moura

Ex-deputado federal

 

Foi com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do Dr. Moisés Avelino, ocorrido na madrugada deste sábado, 27. Ex-governador do Estado do Tocantins, ex-deputado federal e ex-prefeito de Paraíso do Tocantins, Moisés Avelino deixa um legado marcante na gestão pública, pautado pelo compromisso com o desenvolvimento do Estado e pelo respeito às pessoas. Pai, esposo e avô dedicado, destacou-se, sobretudo, por sua humanidade e sensibilidade no trato com o próximo.

Ao longo de sua trajetória pública, Dr. Moisés Avelino construiu uma história de serviços prestados ao Tocantins, marcada pela visão de futuro, pelo diálogo e pela defesa do interesse coletivo. Seu legado político e humano permanecerá como referência para as atuais e futuras gerações.

Neste momento de profunda dor, em nome da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, externo meus mais sinceros sentimentos à família, aos amigos e a todos que, direta ou indiretamente, conviveram com o Dr. Moisés Avelino, um verdadeiro estadista, que aliava sabedoria, sensatez e compromisso com o bem público.


Palmas, 27 de dezembro de 2025

Marcello Lelis

Secretário

 

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-prefeito, ex-deputado federal e ex-governador do Tocantins, Moisés Nogueira Avelino, aos 85 anos, ocorrido na madrugada deste sábado, 27, em um hospital particular de Palmas.

Líder político de enorme prestígio em Paraíso do Tocantins e na região do Vale do Araguaia, Moisés Avelino contribuiu para a consolidação político-administrativa do Tocantins, em sua gestão como governador do Estado (1991-1994), e nos períodos em que exerceu mandatos de deputado federal.

Também deixou legados importantes como prefeito de Paraíso, nas áreas de urbanização, infraestrutura, saúde, educação, serviços públicos, indústria e comércio, motivos pelos quais, certamente, será lembrado com carinho e respeito por toda a população daquela cidade.

Neste momento de dor, a Assembleia Legislativa se solidariza com os familiares e amigos do ex-governador Moisés Avelino, em especial, com sua viúva, Dona Virgínia, seus filhos, Igor, Lara e Iuri, e seus netos.

Assembleia Legislativa do Tocantins

 

 

Comentários (0)