Faleceu nesta quarta-feira, 8, o ex-prefeito de Brasilândia e ex-presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), João Emídio Felipe de Miranda, vítima de infarto aos 62 anos. Atualmente, ele ocupava o cargo de assessor especial do gabinete do governador Wanderlei Barbosa.
Agrônomo por formação, João Emídio foi político atuante à frente de gestões do município de Brasilândia por cinco mandatos, quatro como prefeito e um como vice, além de ter presidido a ATM. Em nota, o governador Wanderlei Barbosa lamentou a perda e disse que João Emídio foi um exemplo de gestor.
"Foi três vezes premiado nacionalmente pelas experiências exitosas na gestão da merenda escolar e por duas vezes recebeu o Selo Unicef Município Aprovado, em 2013 e 2016, em reconhecimento às ações que culminaram na melhoria de indicadores nas áreas de saúde, educação, esporte e cidadania. Fica, além da saudade, o exemplo de homem público comprometido com sua cidade, sua região e com todo o estado", destaca um trecho da nota.
Natural de Tupiratins, João Emídio deixa três filhos e uma neta.
Notas de Pesar
Governador Wanderlei Barbosa
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, lamenta profundamente o falecimento do ex-prefeito de Brasilândia João Emídio Felipe de Miranda, ocorrido nesta quarta-feira, 8.
João Emídio, tocantinense de Tupiratins, deixa um brilhante legado como cidadão e político, de dedicação da sua vida em benefício do próximo, de sua região e de todo o Tocantins. Até então, ocupava o cargo de assessor especial do Gabinete do Governador.
Agrônomo por formação, João Emídio foi político atuante à frente de gestões do município de Brasilândia por cinco mandatos, quatro como prefeito e um como vice. Também foi presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) de 2015 a 2017. Exemplo de gestor, foi três vezes premiado nacionalmente pelas experiências exitosas na gestão da merenda escolar e por duas vezes recebeu o Selo Unicef Município Aprovado, em 2013 e 2016, em reconhecimento às ações que culminaram na melhoria de indicadores nas áreas de saúde, educação, esporte e cidadania. Fica, além da saudade, o exemplo de homem público comprometido com sua cidade, sua região e com todo o estado do Tocantins.
João Emídio Felipe de Miranda tinha 62 anos e deixa três filhos e uma neta, para quem o governador Wanderlei Barbosa deseja que nosso Deus eterno se faça presente em seus corações neste momento de luto.
Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro
Recebi com imensa tristeza a notícia do falecimento do amigo, ex-prefeito de Brasilândia do Tocantins, e ex-presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) João Emídio Felipe de Miranda.
No último dia 1º, durante a posse da nova mesa diretora do Tribunal de Justiça, entre um cumprimento e outro, tive a honra de lhe abraçar, mal sabia que aquela seria a última vez que estaríamos juntos.
Apesar da nossa amizade de longa data, na oportunidade, não pude falar do quanto lhe admirava como pessoa e como homem público. Infelizmente, neste momento de dor, deixo, aqui, registrada minha estima e meu respeito pela sua trajetória, por tudo que construiu e, em especial, sua família, a quem estendo a minha solidariedade. Aos seus três filhos, a sua neta e ao irmão Felipe e demais familiares, meu abraço.
Presidente da Associação Tocantinense de Municípios, Diogo Borges
O movimento municipalista perdeu um grande soldado nesta quarta-feira, 08 de fevereiro de 2023. Lamentavelmente, a Associação Tocantinense de Municípios (ATM) expressa seu mais profundo pesar pelo falecimento de João Emídio Felipe de Miranda, 62 anos, ex-presidente da entidade municipalista, no biênio 2015/2016, além de ter sido prefeito por quatro mandatos do município de Brasílândia do Tocantins. João Emídio sofreu um infarto em sua propriedade rural.
A gestão de João Emídio à frente da ATM foi marcada pelo retorno da representatividade institucional em defesa dos Municípios tocantinenses perante os governos e as instituições públicas e privadas. Cobranças aos demais entes federativos relacionadas aos programas conveniados, acompanhamento de alterações legislativas de impacto aos Municípios, em âmbito estadual e federal, além de fomentar e favorecer as potencialidades dos Municípios, dotando-os de mecanismos para o desenvolvimento local e, por fim, a modernização das gestões municipais e a capacitação de servidores, foram importantes ações da gestão João Emídio.
Com seu tom conciliador e sua voz serena, João Emídio cativou prefeitos e prefeitas por todo o estado, fortalecendo a união dos gestores em prol dos Municípios e suas populações.
João Emídio foi responsável por estruturar o município de Brasilândia, com a implementação de escolas, UBS, asfalto, creche e espaços esportivos. Além disso, foi premiado com o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar em três edições, honraria concedida pela organização não-governamental Ação Fome Zero.
Foi secretário de Estado da Articulação Política em 2017.
Natural de Tupiratins, João Emídio deixa filhos e netos.
Neste momento de imensa dor, o movimento municipalista tocantinense, neste ato representada pelo presidente da ATM, Diogo Borges, roga à Deus para que possa acalmar e consolar corações e mentes enlutadas, ao ressaltar que o legado de João Emídio será lembrado para sempre.
Deputado Antonio Andrade
Com tristeza, tomei conhecimento, agora no início da noite desta quarta-feira, 8 de janeiro, do falecimento do ex-prefeito de Brasilândia e ex-presidente da ATM (Associação Tocantinense de Municípios) João Emídio, aos 62 anos, vítima de um infarto. Engenheiro agrônomo, João Emídio foi quatro vezes prefeito de Brasilândia e uma vez vice-prefeito. Na ATM, João Emídio teve um importante papel de fortalecimento da entidade, que ganhou protagonismo durante seu mandato de 2015 a 2017. Nesse momento de profunda dor de familiares e amigos, desejo meus mais sinceros votos de força. Que Deus possa confortar o coração de todos!
Comentários (0)