Uma oportunidade para conhecer a história do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO) é a Mostra Fotográfica. da Corte. Com o tema "Transformando memórias em inspirações", a mostra retrata em 78 fotos os 35 anos de atuação do TCE-TO. Aberta no início deste mês, a exposição pode ser prestigiada das 9 às 18 horas, na sala de exposições temporárias do Memorial do TCETO, localizada no prédio sede, em Palmas. Para mais informações no telefone (63) 3232.5952.
Nesta sexta-feira, 14 de junho, foi a vez dos servidores lotados no gabinete da Quarta Relatoria e Diretoria de Controle Externo e da Corregedoria. Eles foram guiados pelo arquiteto Kaio Vilanova e pela responsável do Memorial do TCETO, Márcia Barbosa, além do conselheiro corregedor, Severiano Costandrade.
“É uma lembrança emocionante, já que minha vida profissional foi construída dentro do Tribunal, estou aqui desde 1992. Comecei no TCE como nível médio e depois trabalhei na inspetoria em Gurupi para depois se formar e ser aprovada no concurso. É a minha vida junto com o tribunal, eu conheço quase todos aqui”, disse Dênia Luz, auditora e diretora da Quarta Diretoria de Controle Externo, ao visitar a mostra dos 35 anos.
Durante a visita, o conselheiro Severiano Costandrade destacou que é muito importante que todos os servidores conheçam a exposição. “Essa história foi construída por diversas mãos e gerações diferentes. Esse é um lugar onde podemos reviver e entender como tudo começou e se encontra nos dias de hoje. Esse lugar tem vida, tem luta e muito trabalho envolvido. Nós fazemos parte dessa história do Tribunal de Contas”, ressaltou o conselheiro.
Conforme o curador da mostra, o arquiteto Kaio Vilanova, a iniciativa é uma expressão artística que convida a todos a mergulharem na jornada institucional da Corte, que ao longo dessas três décadas e meia se dedica à defesa dos princípios fundamentais da administração pública: transparência, eficiência e responsabilidade. Vilanova ainda destacou que foi gratificante participar do projeto que conta a história desde a posse do primeiro conselheiro Antônio Gonçalves até os dias atuais com o conselheiro presidente André Matos, “relatando fatos importantes como a construção dos prédios e outros momentos marcantes. Agradeço a oportunidade de fazer parte dessa mostra”, afirmou.
Visitação Guiada
A primeira visitação guiada, no dia 6 de junho, contou com a presença de todos os membros da Corte e também convidados especiais, como os presidentes do Tribunais de Contas de Portugal e Angola, juiz conselheiro José F. F. Tavares e Sebastião Domingos Gunza, respectivamente.
Idealizador da exposição, o conselheiro decano do TCETO, José Wagner Praxedes, relatou que a ideia surgiu após a realização do primeiro evento em comemoração aos 35 anos. “É um registro vivo da nossa história que foi construído por várias mãos e hoje estamos inaugurando com muita alegria”, pontuou. O presidente André Matos fez questão de ressaltar que a mostra está aberta à comunidade. “É um prazer receber todos os tocantinenses. Conhecer de onde viemos, norteia o nosso futuro”.
Mostra em frases
Conselheiro Severiano Costandrade (TCETO): “…através dessa mostra, demonstramos claramente que o Tribunal de Contas tem uma história, que pra chegar onde nós chegamos, muitas pessoas juntaram as mãos e desenvolveram as atividades e construíram esse tribunal”.
Conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho (TCETO): “…Nós estamos vivendo e os registros são importantes para as gerações futuras que vão saber sobre o Tribunal, o que aconteceu em cada momento. A ideia do conselheiro Wagner foi excelente”.
Conselheiro Alberto Sevilha (TCETO): “…muitas crianças e universitários fazem pesquisas aqui. Imagina daqui a 50 anos, quanto vai ser importante essa história para sociedade. Revivi vários momentos olhando essa galeria de fotos.”
Conselheira Doris de Miranda Coutinho (TCETO): “…uma experiência maravilhosa, como se você estivesse entrando no túnel do tempo, rememorando as dificuldades, as vitórias que todos nós tivemos e o próprio desenvolvimento institucional.”
Conselheiro Manoel Pires dos Santos (TCETO): “…Parabéns ao conselheiro Wagner e ao presidente André pela mostra. Fiquei emocionado quando vi o cantinho de Miracema. É sempre muito bom poder reviver esses momentos da nossa história.”
Gilberto Pinto Monteiro Diniz, presidente do TCEMG: “…achei louvável a iniciativa dessa ação, de registrar em fotos momentos que marcaram a história dos 35 anos do TCE Tocantins. Quando possível nós devemos sempre marcar a história, porque ela é uma forma de comunhão do passado com as gerações vindouras.”
Sebastião Gunza, presidente do Tribunal de Contas de Angola: “…é um exemplo que nós da Angola vamos levar porque isso aqui, sim, se eterniza. Todo histórico do tribunal do ponto de vista das infraestruturas, humano e técnico que integravam e integram, pode ser conferido na mostra. Uma imagem vale mais que mil palavras.”
Comentários (0)