Movimento lamenta liberação de licença para construção de UHE no Rio do Sono

Nota enviada por movimento contra construção da UHE no Rio do Sono lamenta aprovação de Licença Prévia para construção, emitida pelo Naturatins

Construção de UHE no Rio do Sono é rejeitada por população da região
Descrição: Construção de UHE no Rio do Sono é rejeitada por população da região Crédito: Divulgação

Em nota enviada à imprensa nesta quinta-feira, 27, representantes do movimento contrário à construção da Usina Hidrelétrica Monte Santo, no Rio do Sono entre os municípios de Novo Acordo e Rio Sono, lamentou a notícias de que o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concedeu a Licença Prévia para a construção da UHE.

 

Conforme a nota, caso obtenha todas as licenças, a UHE Monte Santo será construída na área de preservação ambiental do Jalapão, e trará irreparáveis danos ao Meio Ambiente e aos moradores da Região.

 

“A maioria da população de Novo Acordo é contra a obra. Posicionamento este, já demonstrado em Audiência Pública com a presença de mais de 600 pessoas e em manifestação que bloqueou a entrada da cidade nos dois sentidos, no dia 7 de janeiro deste ano”, afirma. 

 

O Portal T1 Notícias entrou em contato com o Naturatins e aguarda o posicionamento.

 

A Usina

A UHE Monte Santo é um empreendimento de responsabilidade da empresa ECBrasil – Energias Complementares do Brasil Geração de Energia Elétrica S.A, cujo licenciamento  ambiental  está  sendo  conduzido  pela  Naturatins.



 

Veja nota do movimento #NãoaUHEMonteSanto na íntegra:

 

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A população de Novo Acordo, representada por mais de 4 mil pessoas (conforme opinião colhida em abaixo assinado), contrários a construção da UHE Monte Santo no Rio do Sono, entre os municípios de Novo Acordo e Rio Sono (ambos no Tocantins) recebe com extrema tristeza a notícia de que o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concedeu a Licença Prévia para a construção da Usina Hidrelétrica Monte Santo. 

- Informamos também que a nossa luta em favor do nosso Rio e das futuras gerações não terminou, vamos lutar com todas as forças, e tentar reverter na Justiça, já que a Resolução Nº 101, de 14 de Abril de 2009, do Conselho Nacional de Recursos Hídricos [Que tem força de Lei], além de prevê restrições do uso do Rio do Sono para o fim de exploração de energia elétrica também suspendeu a realização dos estudos até o ano 2025, o que não foi respeitado pela empresa. 

- Ressaltamos que nossa motivação torna ainda maior para lutar contra aqueles que só pensam em si mesmos, no dinheiro e no que podem tirar proveitos para si e para outros, ainda que momentâneo. O que está em jogo é o nosso futuro e de nossas gerações.

- Por fim, lamentamos também a falta de apoio de nossos representantes municipais (Executivo e Legislativo), que pensando apenas em si, não deram, pelo menos até o momento, a devida importância a esta causa tão nobre e justa. Nossa luta continua, não vamos desistir.


Entenda

A HUE Monte Santo será construída (Se conseguir todas as licenças), no Rio do Sono, que fica na área de preservação ambiental do Jalapão, e trará irreparáveis danos ao Meio Ambiente e aos moradores da Região. A maioria da população de Novo Acordo é contra a obra. Posicionamento este, já demonstrado em Audiência Pública com a presença de mais de 600 pessoas e em manifestação que bloqueou a entrada da cidade nos dois sentidos, no dia 7 de janeiro deste ano. 

Ajude-nos nessa luta
 

Atenciosamente

Movimento-#NãoaUHEMonteSanto

 

Comentários (0)