MPE recomenda instalação de UTI neonatal e pediátrica em hospitais de Gurupi

Promotor de Justiça faz recomendação à Hospital Regional e Unimed de Gurupi a implantar leitos de UTI neonatal e UTI pediátrica de Unidade de Terapia Intensiva; não há leitos especializados na cidade

MPE recomendou instalação dos leitos, já que a cidade não possui nenhum
Descrição: MPE recomendou instalação dos leitos, já que a cidade não possui nenhum

O Ministério Público Estadual (MPE) expediu essa semana, uma recomendação ao secretário estadual da Saúde e ao presidente da Unimed em Gurupi para que ambos adotem as providências necessárias para implantar leitos de UTI neonatal e UTI pediátrica de Unidade de Terapia Intensiva, no Hospital Regional de Gurupi e no Hospital da Unimed de Gurupi. Apesar de ser o terceiro maior município do Estado e referência em saúde para 18 cidades da região, Gurupi não possui nenhum dos dois tipos de leitos.

 

Autor da recomendação, o promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes avaliou que, no caso de um recém-nascido que necessite de tratamento intensivo, a possibilidade de falecimento é grande. Ele também informou que, há alguns anos, são frequentes os ajuizamentos de ações contra o Estado, por parte do Ministério Público, requerendo a transferência de gestantes de alto risco, internadas no Hospital Regional de Gurupi (HRG), para outros hospitais, dotados de UTI neonatal ou UTI pediátrica.

 

Na recomendação, o representante do Ministério Público orientou que sejam adotadas providências imediatas para que os leitos de terapia intensiva sejam implantados em 90 dias, em quantidade suficiente para a demanda. 

Comentários (0)