Municípios com baixo IDH têm mais de 50% das crianças fora da escola: confira

O T1 Notícias levantou os números da educação no Estado e detectou que cerca de 14% das crianças de 5 e 6 anos estão fora da escola e 60% dos jovens de 18 a 20 anos estão sem concluir o ensino médio.

Os municípios de IDH mais baixo do Tocantins apresentam números assustadores para a Educação fundamental: mais de 50% de suas crianças estão fora da escola, apesar de todos os incentivos do governo federal.

 

Cerca de 86% das crianças de cinco e seis anos frequentam a escola no Tocantins e apenas 40% dos jovens de 18 a 20 tem o ensino médio completo, ou seja, 60% dos jovens nesta idade ainda não concluíram o ensino médio, e apenas 57% dos de 15 a 17 tem o ensino fundamental completo. Esses números, apresentados pelo Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, mostram que o grande gargalo da Educação em todo o Tocantins é fazer com que as crianças que iniciam no ensino fundamental, continuem os estudos e concluam o ensino médio até os 19 anos, idade considerada adequada para conclusão.

 

Segundo a subsecretária estadual de Educação, Morgana Nunes, um dos pilares do ensino no Estado, para garantir a permanência do jovem na Escola, é a ressignificação do currículo que tem o objetivo de torna-lo mais atrativo. “A ideia é que as disciplinas sejam atrativas ao aluno saindo do método formal. Hoje temos uma nova didática de forma a inserir junto à grade curricular desse aluno, observando o foco regional”, explicou.

 

Durante sua entrevista ao T1, a subsecretária falou ainda sobre a preparação do aluno para o mercado de trabalho por meio da educação profissionalizante como forma de garantir a permanência na Escola. Neste sentido ela citou o Programa de Educação de Jovens e Adultos, o Mais Educação e o Programa Ensino Médio Inovador, que dá autonomia para escola desenvolver a região em que está inserida.

 

Ensino fundamental

Portal fez um levantamento em alguns municípios tocantinenses e um dado relevante, é que em todos os municípios analisados, quando se observa os adolescentes na faixa etária entre 11 e 13 anos e que estão frequentando as fases finais do ensino fundamental, o índice de frequência nunca é inferior a 80%.

 

Neste sentido, Morgana falou da importância em dar suporte aos municípios no que diz respeito a orientação aos secretários de educação e aos prefeitos. Para ela é necessário que se dê atenção à Educação Infantil tendo em vista que “o aluno do ensino fundamental é o futuro aluno do ensino médio e é preciso garantir uma educação de qualidade”, relatou. A educação básica é de responsabilidade dos municípios enquanto o ensino médio é do Estado.

 

Situação nos municípios

O município de Recursolândia é o que tem pior índice de Desenvolvimento Humano (IDH) na Educação no Estado, e cerca de 50% das crianças de 5 e 6 anos estão fora da escola, quando se trata de jovens de 18 a 20 anos que concluíram o Ensino Médio, o quadro é ainda mais preocupante, pois apesar de ter avançado de 0,95% em 2000, apenas 6,26% concluíram o Ensino Médio em 2010.

 

O penúltimo colocado, segundo o Atlas, é o município de Campos Lindos em que apenas 45% das crianças de 5 e 6 anos frequentam a escola regularmente, ou seja, 55% estão fora do ambiente escolar e quanto aos jovens de 20 anos, 14,75% concluíram o ensino médio, o índice marcava 1,76% em 2000.

 

Em Centenário 65% das crianças de 5 e 6 anos estão fora da escola e 80% dos jovens de 18 a 20 anos não conseguiram concluir o ensino médio. Já em Lizarda, 60,20% das crianças, na mesma faixa etária, estão na escola, mas apenas 25,1% dos jovens conseguiram concluir o ensino médio até os 20 anos.

 

Apesar de estar no 135º lugar no ranking do Desenvolvimento Humano entre os 139 municípios do Tocantins, o município de Esperantina passou de 90,2% de crianças de 5 e 6 anos fora da escola em 1991, para mais de 94% devidamente matriculadas na fase inicial do ensino básico. 84% dos adolescentes de 11 a 13 estão frequentando os anos finais do ensino fundamental.

 

Palmas ocupa o primeiro lugar no IDH do Estado e tem hoje cerca de 9% das crianças de 5 e 6 anos fora da escola enquanto que 64,53% dos jovens de 15 a 17 anos tem o ensino fundamental completo. Quanto ao ensino médio, o índice de conclusão entre os jovens de 18 a 20 anos é de 55,25%.

 

O município de Paraíso do Tocantins, segundo IDH do Estado, tem 93,66% das crianças matriculadas na fase inicial do ensino fundamental e 48,38% dos jovens tem o ensino médio completo.

 

Em terceiro no IDH, Gurupi tem pouco mais de 8% das crianças fora da escola e cerca de 50% jovens de até 20 anos com o ensino médio completo. Já Araguaína, a segunda cidade do Tocantins e 3º IDH, conta com 93,52% das crianças de 5 e 6 anos na escola e 49,52% dos jovens, até 20 anos, concluíram o ensino médio.

 

Em Arraias, 81,12% das crianças de 5 e 6 anos estão frequentando a escola e somente 35% dos jovens de 18 a 20 anos terminaram o ensino médio, já entre os de 15 a 17 anos, 38,88% concluíram o fundamental.

 

O município de São Sebastião do Tocantins tem hoje 7% de suas crianças de 5 e 6 anos sem estudar e na contramão 8,91% dos jovens de 18 a 20 anos conseguiram terminar o ensino médio.

 

De acordo com a subsecretária é preciso garantir que a educação aconteça de forma humanizada. “A comunidade na escola é extremamente necessária. O tripé escola, aluno e comunidade é de suma importância. Trazer a família e a comunidade para dentro da escola é fundamental, necessário e saudável para os jovens e para o aprendizado”, ressaltou. 

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