Municípios devem registrar dados de vacinação para serem computados no “Vacinômetro”

A SES informou ao Portal que o controle de vacinação está sob responsabilidade de cada município, que deve registrar as informações para serem disponibilizadas no Vacinômetro do Estado

Crédito: André Araújo/Governo do Tocantins

O controle de vacinação contra a Covid-19 está sob responsabilidade de cada município, que, ao vacinar, deve registrar os dados com transparência nas plataformas do Ministério da Saúde (MS). Após as informações serem computadas, o governo do Estado atualizará os dados no site do Integra Saúde do Tocantins, no ícone Vacinômetro, disponível para consulta desde esta sexta-feira, 29. As informações são da Secretaria de Estado da Saúde (SES), encaminhadas ao Portal após questionamento enviado a respeito de como a SES realiza a fiscalização de vacinação.

 

Conforme dados do Vacinômetro, correspondentes à primeira fase de vacinação, com atualização às 00:00 de 29 de janeiro, o Estado recebeu 60.900 doses de vacinas. Destas, 33.687 foram distribuídas e 6.994 foram aplicadas em grupos prioritários: idosos residentes em instituições de longa permanência, indígenas que moram em aldeias e trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19.

 

A plataforma objetiva informar a população a respeito do andamento da vacinação em todo o Estado, bem como número de doses recebidas e distribuídas a cada município.

 

Segundo o superintendente de Políticas de Atenção à Saúde da SES, Ullannes Passos Rios, os dados serão recebidos por meio da Vigilância em Saúde da SES e em seguida, computados no site. “Esses dados estarão disponíveis, ao passo que os municípios vão enviando, e diariamente nós vamos atualizar, em tempo real. Pretendemos inserir posteriormente o número de vacinados por município, faixa etária, sexo, grupo prioritário, entre outros. Nós vamos trabalhar para modernizar a ferramenta, utilizando toda transparência possível”, ressaltou.

Comentários (0)