Musafir reúne mães de Araguaína e garante agilizar implantação de UTI pediátrica

No último dia 7, cerca de 400 pessoas se reuniram na praça das Nações, em Araguaína, para pedir ao governo do Estado agilidade na instalação das UTIs pediátricas

Secretário de Saúde recebe mães de Araguaína
Descrição: Secretário de Saúde recebe mães de Araguaína Crédito: Foto: Ascom/Sesau

O secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, e técnicos da Secretaria de Saúde receberam na tarde desta quarta-feira, 20, representantes da Associação Mães que Amam (AMAM), de Araguaína, para informar sobre as providências que o Estado está tomando para implantar 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) no município.

 

No último dia 7, cerca de 400 pessoas se reuniram na praça das Nações, em Araguaína, para pedir ao governo do Estado agilidade na instalação das UTIs pediátricas. Em 2014, a Justiça concedeu liminar obrigando o Estado a instalar os leitos, mas a decisão não foi cumprida.Participaram do protesto pais de crianças que precisam dos leitos e os que perderam os filhos pela falta do serviço nos hospitais da cidade. Durante o protesto, os manifestantes acenderam velas, rezaram e fizeram um minuto de silêncio em homenagem às crianças que precisaram de UTI e faleceram.

 

Na reunião de ontem, Musafir reforçou que, por determinação do governador Marcelo Miranda, já existe previsão orçamentária da implantação dos leitos na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2016-2019. “O projeto todo está caminhando para que saiam esses leitos e estamos nos trâmites burocráticos finais para conseguir essa implantação. Já temos o recurso para a aquisição dos equipamentos, o município vai fazer a reforma do espaço físico e o custeio será feito pelo Ministério da Saúde, com uma parte do Estado e outra do município. Também vamos ceder profissionais, técnicos em enfermagem e enfermeiros e caberá ao município de Araguaína ceder os médicos”, explicou o secretário.

 

A médica pediatra Vania Picassso, que faz parte da Associação, disse que esta é uma reivindicação antiga. “Estamos nessa luta há anos e nunca conseguimos obter resultados. Agora, sendo recebidos pelo secretário e ele nos explicando como estão correndo as coisas, nós ficamos muito mais confiantes que vamos conseguir esse benefício. Temos que conseguir!”, disse a médica.

 

Presentes na reunião, os deputados estaduais Elenil da Penha e Valderez Castelo Branco, que é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, endossaram o apoio à causa. “Nós, juntamente com a equipe da saúde, temos trabalhado diuturnamente para que isso se resolva o mais breve possível e vamos conseguir resolver. Eu sou testemunha e vejo o trabalho e a preocupação que o secretário de Saúde tem tido com esse assunto e o que depender deles e da Comissão de Saúde estaremos prontos para ajudar”, afirmou.

 

Já o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Tocantins, Walter Ohofugi, que também esteve na reunião, disse que a Ordem tem a intenção de defender o interesse da sociedade, apoiar movimentos organizados, segmentos representativos e manter o diálogo com o poder executivo, sem omissão, para beneficiar a população. “Vamos dar todo apoio necessário para que consigamos beneficiar a população”, reforçou. 

 

No próximo dia 27, Musafir participa de encontro do Conselho Nacional de Secretários de Saúde em Brasília-DF, onde afirmou que também vai pleitear apoio do Governo Federal. “Nesse encontro vamos ter uma audiência com o ministro da Saúde onde vamos tentar priorizar, avançar de alguma forma com esse processo de alocação dos recursos para a UTI pediátrica”, informou Musafir.

 

De acordo com a Sesau, ficou agendada para o próximo dia 3 de agosto, às 10 da manhã, reunião na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Araguaína para tratar de aspectos técnicos necessários para a implantação da UTI.

 

(Com informações da Ascom/Sesau)

Comentários (0)