Mutirão de cirurgia no Hospital Regional de Araguaína deve atender 50 da ortopedia

Aproximadamente 50 pacientes que aguardam por cirurgias ortopédicas devem ser atendidos em mutirão.

Mutirão deve tirar 50 pacientes da fila de espera por cirurgia na ortopedia
Descrição: Mutirão deve tirar 50 pacientes da fila de espera por cirurgia na ortopedia Crédito: Sara Cardoso

O Governo do Estado iniciou o mutirão de cirurgias ortopédicas no Hospital Regional de Araguaína (HRA), no Norte do Estado, nesta semana. A expectativa é que até final da ação aproximadamente 50 pacientes que aguardam por cirurgias ortopédicas sejam atendidos, uma média de dez pacientes por dia. A ala de ortopedia é o setor com maior demanda por cirurgia na unidade, sendo as fraturas de membros superiores e inferiores as mais frequentes, conforme informa a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO).

 

Para a diretora geral da unidade, Reilane Costa, a intenção é “normalizar o fluxo de rotina e eliminar a demanda reprimida da unidade. Todos os pacientes que já passaram pela cirurgia estão se recuperando bem e em breve devem ter alta”, explica. 

 

Após o término do mutirão, está previsto o início das cirurgias do programa do Governo Estadual, Opera Tocantins, em Araguaína, que visa zerar as filas por cirurgias eletivas nos hospitais públicos do Estado.

 

Hospital Regional de Araguaína

 

O Hospital Regional de Araguaína é uma unidade de média e alta complexidade, classificado como unidade de Porte III, que atende pacientes do Tocantins, do sul do Pará e do Maranhão. O hospital compreende tem 257 leitos de internação, sendo 20 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e centro cirúrgico com seis salas em funcionamento.

 

Além da parte central, onde funciona o Pronto Socorro, alas de internação e o centro cirúrgico, o HRA possui outros seis anexos de atendimento: Anexo Administrativo, Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), Ambulatório de Oncologia Clínica, Casa de Apoio Glória Morais, Centro de Alta Complexidade (Cac) e Centro de Reabilitação (Reabilito).

 

A unidade atende as especialidades de cirurgia geral, cirurgia torácica, cirurgia vascular, cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia bariátrica, neurocirurgia, clínica médica, ortopedia e traumatologia, nefrologia, psiquiatria, oncologia, ginecologia, urologia e hematologia.

Comentários (0)