Irana de Sousa Coelho Aguiar é a nova procuradora-geral do Estado. Ela foi nomeada nesta terça-feira, 27, pelo Governador Wanderlei Barbosa. Ela atuava como subprocuradora-geral do Estado e substitui o agora ex-procurador geral Kledson Moura, que retoma suas funções como procurador estadual. Outra exoneração é a superintendente do Procon Tocantins, Rafael Parente. As exonerações ocorrem seis dias após os nomes de Kledson e Rafael constar da lista de investigados da Operação Máximus da Polícia Federal. A ação da PF busca apurar um suposto esquema de venda de sentenças no Judiciário do Tocantins. Um desembargador e um juiz foram afastados por ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A nomeação da nova procuradora-geral é a terceira alteração feita pelo Governo do Estado neste mês de agosto. No Procon Tocantins, o diretor de fiscalização, Magno da Silva Pinto substituirá Rafael Parente e acumulará os dois cargos até que seja nomeado novo superintendente. As outras duas alterações deste mês de agosto foram na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e na Agência de Mineração. Na Sefaz, saiu Júlio Edstron Secundino Santos, exonerado a pedido pelo governador Wanderlei Barbosa. Na Mineratins, assumiu a presidência o ex-vereador e ex-secretário executivo da Secretaria da Indústria e Comércio, MIlton Neris.
A Procuradoria Geral do Estado do Tocantins é uma instituição de natureza permanente, essencial à Justiça e à Administração Pública Estadual, sendo a unidade de representação do Estado para fins judiciais e extrajudiciais, consultoria e assessoramento jurídicos ao Chefe do Poder Executivo, estando diretamente subordinada a ele.
Perfil
A procuradora do Estado Irana de Sousa Coelho Aguiar está no quadro efetivo da PGE/TO desde 1994, mas em 1991 já atuava no órgão. Alem de estar à frente da Subprocuradoria Geral do Estado, foi coordenadora da Consultoria Especial, coordenadora da Regional Sul e subprocuradora Judicial. Tem basta experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público.
Comentários (0)