Na Festa do Pequi, Governo anuncia apoio à indústria de processamento do fruto

Com apoio do Governo do Tocantins, a 15ª edição do evento valoriza a cultura local, impulsiona a economia e garante investimentos para a preservação e comercialização do pequi em todo o Brasil

Governador Laurez prestigia a Festa do Pequi de Nova Rosalândia
Descrição: Governador Laurez prestigia a Festa do Pequi de Nova Rosalândia Crédito: Márcio Vieira/Governo do Tocantins

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou nesta sexta-feira, 26, da tradicional Festa do Pequi em Nova Rosalândia. Promovido pela prefeitura, o evento celebra a importância do fruto na gastronomia local, valoriza a cultura regional e proporciona momentos de lazer e confraternização à comunidade.

 

 

A festa, que está na sua 15ª edição, conta com o apoio do Governo do Tocantins e é realizada na capital tocantinense do pequi, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 2.350. A data coincide com o Dia Municipal do Pequi, celebrado anualmente no quarto sábado de setembro.

 

 

O governador Laurez Moreira, explica que o pequi é símbolo da culinária tocantinense e a festa é uma forma de resgatar e promover a tradição do fruto, consumida de norte a sul do estado. "Nós que somos  tocantinenses sabemos da importância que é o pequi para a nossa alimentação, para a nossa gastronomia. O arroz com pequi e o frango com pequi são os melhores pratos para os tocantinenses. É um prazer muito grande estar aqui prestigiando esse momento festivo de Nova Rosalândia, que é a capital tocantinense do pequi", pontuou o chefe do Executivo.

 

 

Indústria

Na oportunidade, o gestor tocantinense firmou o compromisso com o prefeito local de contribuir para a implantação de uma indústria no município destinada ao processamento do pequi. "Conte com o nosso apoio para a implantação da indústria. Nosso objetivo é garantir que o pequi seja preservado e processado durante todo o ano. Esse projeto vai permitir que o fruto, símbolo da nossa região, chegue às mesas de todo o Brasil e, futuramente, também ao mercado internacional", destacou o governador. 

 

 

O prefeito Enoque Portilio relembra que a festa foi idealizada em 2010 com o propósito de projetar Nova Rosalândia no cenário cultural, a Festa do Pequi consolidou-se como uma das celebrações mais aguardadas do município, reunindo tradição, lazer e integração da comunidade.

 

 

"Naquele período, Nova Rosalândia chegava a comercializar mais de 20 caminhões carregados de pequi diariamente para outros estados. Foi nesse contexto que surgiu a ideia do evento, que hoje chega à sua 15ª edição, valorizando nossa cultura gastronômica, preservando tradições, oferecendo entretenimento e movimentando a economia local", ressaltou o gestor, ao agradecer a presença do governador Laurez e o apoio cultural destinado à realização do evento.

 

 

A Festa do Pequi reúne diversos expositores, que apresentam pratos típicos, demonstram suas habilidades culinárias e valorizam a cultura do fruto para visitantes e moradores. A programação também contou com shows, além de atividades como corrida com sacos de pequi, provas de atletismo, ciclismo ecológico e outras atrações que movimentaram o público.

 

 

Além de garantir entretenimento, a Festa do Pequi também fortalece o comércio local, oferecendo novas oportunidades para pequenos empreendedores e movimentando a economia regional. Entre eles está Ranulfo Luiz Ferreira, de Porto Nacional, dono de uma barraca de espetinhos, que demonstrou otimismo com as vendas. “Fui muito bem recebido aqui e a expectativa é grande. Acredito que vamos vender cerca de 600 espetinhos. É uma ótima oportunidade para nós”, afirmou.

 

 

Com cerca de 3.362 habitantes e economia fundamentada na agropecuária, Nova Rosalândia encontra na Festa do Pequi uma oportunidade de impulsionar o turismo, atrair visitantes e fortalecer o comércio local, gerando empregos temporários e promovendo mais qualidade de vida para a população. Realizado anualmente no quarto sábado de setembro, o evento foi instituído por lei municipal e resultou no reconhecimento oficial do município como a Capital do Pequi pela Assembleia Legislativa.

Comentários (0)